Euromilhoes
terça-feira, fevereiro 27, 2007
As Sete Linhas do Yoga
A finalidade de toda linha do yoga, independentemente da aparente complexidade dos diversos sistemas filosóficos, é a libertação da escravidão da existência, ou mundo das formas.
Etimologicamente, a palavra YOGA vem do sânscrito, sua raiz é a palavra YUJ que significa REUNIR, JUNTAR e implica na REUNIÃO da natureza humana, com sua ESSÊNCIA DIVINA, ou imagem e semelhança de Deus, culminando com a total absorção (resolução) daquela nesta.
Através do yoga, dar-se-ia a reintegração do yogue à condição primordial da humanidade (livre e feliz). Portanto, a prática do yoga visa acelerar o processo da desintegração de "maya" (ilusão) para obter-se a liberdade espiritual.
O yoga, mais do que falar, é uma ciência do agir no corpo, na mente, no coração e no espírito. Esta ciência propõe que se comece CONHECENDO E CONTROLANDO o corpo material, grosseiro, através de técnicas yogues específicas.
Após um controle mínimo desejável do físico, para estabilizá-lo num básico de saúde, este alicerce material será utilizado para a etapa seguinte mais importante e imprescindível: O CONTROLE E O DOMÍNIO DO PROCESSO MENTAL, sem o que não se pode alcançar níveis espirituais mais elevados. Assim, o auto conhecimento e o controle no yogue processa-se a partir do físico, vai para o psicossomático, para o nível neurológico, mental, psicológico (no sentido de conhecimento da própria psique e da purificação da mesma, de toda essa sujeira e desequilíbrios que temos acumulado ao longo de muitas vindas a este mundo físico), até chegar à plenitude do espírito, à própria essência da liberdade.
As transformações sucessivas que se dão a cada nível do yoga permitem ao yogue transformar seus elementos subjectivos, aproximando-o cada vez mais de uma Razão Objectiva e Clara de nosso Ser.
Em resumo, podemos afirmar que o trabalho iogue exige a observância de quatro procedimentos básicos: (1) o domínio do corpo, (2) dos sentidos, (3) da mente e (4) uma vigilância incessante sobre as próprias ações. Havendo negligência nesses procedimentos, todos os esforços espirituais permanecerão sem frutos.
O yoga ocupa-se do homem tal como ele se apresenta em seu modo de ser habitual: mutável, diverso, contraditório, incoerente, disperso, cego, e lhe propõe um ajustamento progressivo, visando culminar num perfeito domínio de seu veículo psico físico. Tal ajustamento, ou integração, coloca-o na posse de si mesmo e lhe permite, segundo esta filosofia, conquistar um estado incomparavelmente superior à sua condição actual, com a qual não ousa sequer sonhar: o estado absolutamente incondicionado, livre de todas as limitações, que a tradição indiana denomina "liberação".
Histórico:
A princípio, o yoga era tradicionalmente reservado a uma elite de pessoas dispostas a praticar a "renúncia". No entanto, o Bhagavad Gita dá ao Yoga uma nova dimensão, cujas repercussões espirituais seriam consideráveis.
Dessa forma, o Gita subverte a vida espiritual indiana, permitindo a todos, sem exclusividade, a prática do yoga. Doravante, o Yoga deixa de corresponder a uma acepção ascética, reservada a uma elite, e se torna uma "pluralidade disciplinar" (Bhákti Yoga, Karma Yoga, Jnana Yoga etc.), perdendo, assim, a sua unidade primitiva.
Actualmente, divide-se o Yoga em sete ramos ou linhas principais, a saber:
Hatha
Bhákti
Karma
Jnana
Raja
Mantra
Kundalini
1- Hatha Yoga
É o ramo da Filosofia Yogue que trata do corpo físico, seu cuidado, bem-estar, saúde, força e tudo quanto venha a manter o seu estado de saúde natural e normal.
Essa atenção e cuidados destinados ao corpo físico são fundamentados nos seguintes aspectos: (1) o corpo é o instrumento no qual e pelo qual o espírito se manifesta e age; (2) o corpo é o templo do espírito; (3) com um corpo físico doente ou imperfeitamente desenvolvido, a consciência e seus veículos não podem funcionar devidamente.
O Hatha Yoga, através da saúde e resistência do corpo, permite colocá-lo em sintonia com os planos mais subtis da Natureza, possibilitando assim ao homem uma crescente liberação de suas debilidades físicas e mentais.
Os quatro elementos formais do Hatha Yoga são: (a) asana ou postura física, (b) pranayama ou controle da respiração, (c) relaxamento e (d) atitude mental correta.
2- Bhákti Yoga
É o Yoga do Amor, a via da Devoção. Este amor e devoção têm uma potência espiritual interna que eleva o Bhákti Yogue e se converte em uma forma subtil de conhecimento do Divino.
O devoto sente uma paixão crescente pelo Divino e isto, segundo esta linha de yoga, ajuda a romper as barreiras entre o Divino e ele.
Esta via geralmente é adoptada por pessoas de natureza emotiva e que têm sentimentos de amor e devoção muito desenvolvidos. O Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo e outros sistemas dualistas de religião, quando apregoam a adoração de um deus único, estão, consciente ou inconscientemente, pregando a Bhákti Yoga e dirigindo seus adeptos por este caminho.
3- Karma Yoga
A palavra KARMA é derivada da raiz sânscrita KRI, cuja tradução é AGIR, FAZER. Tomada em sentido literal, KARMA significa AÇÃO, e refere-se a todas as ações, tanto as mentais como as físicas. O termo KARMA YOGA, portanto, pode ser traduzido por YOGA DA AÇÃO.
Uma segunda significação do KARMA é o fato de que a toda acção corresponde uma reacção. Nenhuma acção pode ser separada de seu resultado, pois não há causa que possa ser desvinculada de seus efeitos. A cadeia da causa e efeito, conhecida como a "Lei de Causa", também é chamada Karma.
Nesta linha do yoga estão contidos os ensinamentos de que o trabalho de cada indivíduo deve ser feito com amor, sem egoísmo e isto significa executar a ação que lhe cabe com perfeição, por amor à coisa em si e desapego aos frutos de seus atos.
4- Jnana Yoga
A palavra JNANA, derivada da raiz sânscrita JNA, significa CONHECIMENTO, DISCERNIMENTO. Às vezes, JNANA também é empregada para expressar a mais elevada iluminação produtora da verdade, mas o composto JNANA YOGA é usado no sentido de investigação intuitivo-filosófica, podendo ser entendido como o YOGA DO CONHECIMENTO ABSOLUTO.
Este CONHECIMENTO é libertador, pois revela a verdadeira natureza das coisas. Num primeiro momento, consiste em eliminar todas as falsas concepções do Ego e, num segundo momento, revelar a verdadeira natureza da essência. Para tanto, se vale de técnicas tais como a auto-observação, a meditação, etc., que estudamos de modo bastante pormenorizado em Psicologia Esotérica e Gnóstica.
5- Raja Yoga ou Yoga Real
O conhecimento sobre o Yoga Clássico ou Raja Yoga baseia-se quase que inteiramente numa única obra, a Yoga Sutra de Patanjali, o mais antigo documento sistemático que possuímos sobre a Yoga. Muitos comentários foram escritos sobre ele, entretanto, o Yoga Sutra pode se definido como uma colecção de práticas ou idéias comprovadas, codificando a tradição do Yoga anterior a ele.
O Raja Yoga comporta oito etapas, são literalmente os oitos aspectos da Yoga.
a) YAMA - não violência, não roubar, não cobiçar, abstinência de uma vida desregrada, excessiva, tanto na alimentação, quanto no sexo, no falar, no trabalho, na família etc.
b) NIYAMA (observâncias) - purificação, contentamento, esforço sobre si mesmo, estudo, entregar-se a Deus.
c) ASANA (posições) - corresponde às posições psicofísicas, à expressão corporal do yogue. A postura deve preencher duas exigências: 1. ser estável e 2. agradável. Quando a prática da postura permite ao yogue mantê-la firmemente ao mesmo tempo em que se sente à vontade, o objetivo é atingido. A postura põe fim à agitação corporal e concentra as energias esparsas.
d) PRANAYAMA (domínio da respiração) - a disciplina do alento ou o domínio da bioenergia conseguido pelo controle da respiração. É muito mais do que um simples exercício respiratório; trata-se do controle da energia vital (prana) através da respiração.
A respiração pode ser voluntária ou involuntária; entretanto, no caso do Yoga, o praticante deve estar consciente da sua respiração. O princípio que justifica esse esforço decorre da constatação da íntima relação existente entre a respiração e os estados psíquicos. A respiração do homem comum corresponde ao seu estado de espírito flutuante e disperso.
Considera-se o Pranayama como uma elevada forma de ascese, que purifica o homem de todas as impurezas e alimenta a chama do conhecimento. (Para aclarar melhor sobre o tema Respiração, leia o texto Philokália, sobre a relação entre respirar e adorar a Deus.)
e) PRATYAHARA (retracção dos sentidos) - combate as distracções provenientes das impressões sensoriais.
f) DHÁRANA (concentração) - o yogue exercita-se para adquirir a capacidade de estreitar cada vez mais o foco de sua atenção, fixando-o num só ponto. Quando a atenção está perfeitamente centrada e imóvel a concentração (Dhárana) é atingida.
g) DHYANA (meditação) - trata-se do estado da meditação, da contemplação (o não pensar).
h) SAMADHI (iluminação) - o estado de plena consciência e auto-realização; uma espécie de ruptura que propicia o aparecimento de uma forma de consciência de natureza iluminadora, um estado alterado de Consciência.
6- Mantra Yoga
O mantra Yoga é o ramo ou linha do Yoga que estuda as vocalizações ou mantras propriamente ditos.
O mantra é um som místico ou sagrado e pode ser entoado normalmente, em forma de som, ou então mentalmente.
7- Kundalini Yoga
O Tantra Yoga tem por função libertar a energia adormecida no corpo. Essa energia, raiz de todos os poderes do ser individual, é chamada KUNDALINI.
Segundo os yogues, a Kundalini reside adormecida na base da coluna vertebral, na região próxima ao cóccix e, quando despertada, através de técnicas específicas (veja nosso link Tantrismo), ascende pela coluna vertebral até atingir a cabeça, despertando na sua passagem os vários centros energéticos (chacras), culminando com o despertar de todos os poderes latentes no homem, reintegrando a energia na consciência suprema.
Numeráveis e complexos são os métodos do Kundalini Yoga. Além de todos os métodos yóguicos já conhecidos, o Yoga Tântrico utiliza abundantemente o poder do som (mantra), os diagramas simbólicos (yantras), o ritual, a concentração sobre os chacras, as visualizações, etc., além de uma mudança radical de paradigma dentro da sexualidade.
De maneira geral, não afasta nenhum aspecto da vida humana, nenhuma actividade corporal ou psíquica, mas as acolhe e visa a sacralizá-las, a transformá-las em métodos de despertar.
Há Hatha Yoga nas práticas de Yoga do Rejuvenescimento; Bhákti Yoga em nossas orações e rituais. O da Karma Yoga,vivemos através da recta acção, do recto pensar e do recto agir. Há Jnana Yoga nos trabalho e estudos intelectuais; Raja Yoga no trabalho prático com os chacras e com a meditação profunda; Mantra Yoga através do vocalização dos diversos mantras sagrados; e, finalmente, Kundalini Yoga nos trabalhos de transmutação das energias criadoras, visando o despertar da kundalini, a cristalização dos corpos solares, e a auto-realização do indivíduo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
MADEIRA a Pérola do Atlântico
MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.
RELÓGIO e CALENDARIO
HORAS NO MUNDO
Praias Brancas e Águas transparentes
Arquivo do blogue
- ▼ 2007 (551)
PAULOFARIA & C.ª®
Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL
BADEN-POWELL
PAULO FARIA
PAZ E TRANQUILIDADE
PAULO FARIA BLOG
COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES
Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!
Acerca de mim
- PAULO FARIA
- Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.
PAULO FARIA BLOG
sitios
- http://pt.uefa.com/index.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
- http://pt.wiktionary.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
- http://www.abola.pt/
- http://www.ciberia.aieou.pt
- http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=26
- http://www.cozinhajaponesa.com.br/
- http://www.futebol365.pt/directo/default.asp
- http://www.google.pt/
- http://www.portalfutebol.pt/
- http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
- http://www.youtube.com/
- www.acp-eucourier
- www.camarabrasileira.com/projetosaber
- www.digitaldrops.com.br/drops/
- www.hypescience.com/
- www.kuantokusta.pt/
- www.lastfm.pt/listen/artist/similarartists
- www.orbita.starmedia.com/~pruss/inicio.html
- www.rivalcir.com.br/
- www.translate.google.com/translate_t
Sem comentários:
Enviar um comentário