Euromilhoes

terça-feira, outubro 03, 2006

CONFUCIO (n. 551-479 a. C.) UM DOS MAIORES PENSADORES DA ANTIGUIDADE


Uma vez perguntaram a Confúcio:
- O que o surpreende mais na humanidade?
Confúcio respondeu:
- Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o
dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o
presente, de tal forma que acabam por não viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem
vivido...

Pensamentos:
Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu carácter

Exige muito de ti e espera pouco dos outros

A cultura está acima da diferença da condição social

Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais

Aprender sem pensar é esforço vão; pensar sem nada aprender é nocivo

Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro

Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas

O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber

Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?


"A sinceridade é principio e fim de todas as coisas. Sem a sinceridade nada seria possível."
"É próprio de uma alma grande vingar-se das injúrias com benefícios."
"Aquele a quem a calúnia, que penetra lentamente, não consegue ferir, e a quem tão pouco fazem dano as frases insidiosas é um homem inteligente. Com efeito, o homem que permanece impassível ante a calúnia e a difamação é um homem que vê a realidade das coisas."
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida."
"Não retificar um erro cometido involuntariamente é cometer um erro maior."
"Aquele que possui a virtude possui o principal."
"A virtude deve ser comum ao lavrador e ao monarca."
"Amemos os outros como a nós mesmos, sintamos as suas dores e as suas alegrias como se fossem as nossas dores e as nossas alegrias. E quando quisermos para eles o mesmo que queremos para nós; e quando temermos para eles o mesmo que para nós tememos- então seguiremos as leis da verdadeira caridade."
"O bom proceder consiste em sermos em tudo sinceros e conformarmos a alma com a vontade universal; isto é, fazer aos outros aquilo que desejamos que nos façam."
"O homem não deve viver retirado, mas entre a humanidade, participando de suas dores. "
"Corrigir os próprios defeitos e não os alheios não será o melhor sistema para chegar `à supressão do mal ? "
O sábio não se preocupa por não ser conhecido dos homens, e sim por não conhecer os homens. "
"O sábio não repele uma boa palavra só porque tenha partido de um mentiroso"
"Tenho eu a ciência ? Não. Não a tenho, mas quando alguém humilde me interroga, por mais ignorante que ele seja, eu examino a questão sem omitir coisa alguma."
"É mais difícil evitar a amargura na pobreza que a arrogância na riqueza. "
"Pode-se retirar à força um general do meio de seu exército; não se pode roubar a um homem a decisão de praticar a virtude."
"Aquilo que sabemos, saber que o sabemos; aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: - isto é que verdadeiramente saber. "
"Há coisas que um bom espírito não estuda, mas as que ele estudar não devem ser abandonadas antes que ele as conheça bem. Há coisas sobre as quais ele não medita, mas se o faz não as abandona sem lhes encontrar explicação. Há coisas sobre as quais ele não as interroga, mas se o faz não as abandona sem antes as haver compreendido. Há coisas que ele não procura distinguir, mas as que ele quer distinguir não as abandona sem que lhes tenha fixado a diferença. "



Os seus ensinamentos ainda estão em evidencia, milhões de pessoas os seguem fielmente, como norma e filosofia de vida. Na China, principalmente, é venerado acima de todos os seres da terra; em todas as cidades, por menores que sejam, há templos onde se lhe rende culto, geralmente em templos suntuosos, em paredes pintadas com a cor vermelha.

-------------------------------------------------------------------------------

Confúcio, professor, filósofo e teórico político, cujas ideias e pensamentos exerceram profunda influência sobre a civilização de toda a Ásia Oriental, na verdade, transformou-se em uma lenda.
Da sua vida privada, praticamente pouco se conhece, a não ser que descendia, com algum grau de acerto, da chamada "Nobreza Decadente", e que o seu nome de família era K'ung (Confúcio é a transformação em latim de K'ung Fu-tzu, ou , "Mestre K'ung".
Embora não centralizando, ou melhor, não tendo como objetivo primordial o estudo, como autodidata, tornou-se um dos homens mais brilhantes da época.
Vivamente impressionado com a extrema miséria, os desmandos administrativos, principalmente a corrupção que predominavam na China, dedicou-se com afinco à busca para dirimir os sofrimentos dos mais humildes.

O que se convencionou chamar de "Confucionismo ?

K'ung Ch'iu ou Kung Fu-tzu (Mestre Kong), conhecido no Ocidente como Confúcio (ce. 551-479 a.C.) é considerado o maior filosofo chinês de todos os tempos. Sua filosofia e seu ensinamento - o confucionismo - representam o principal sistema de pensamento da China. Sem ser religião oficial ou fé exclusiva, o confucionismo tem sido, durante séculos, o principal guia espiritual da China. Confúcio não deixou escritas suas idéias, mas a obra Lunyu (Analetas) redigida por seus discípulos é considerada a fonte de informação mais fidedigna.
Sua vida
Confúcio nasceu em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung, possivelmente no seio de uma família aristocrática empobrecida, numa época que a China, dividida em Estados feudais que lutavam pela supremacia, atravessava um período de grande violência. Estas guerras eram seguidas de execuções em massa. Soldados eram pagos para trazer as cabeças de seus inimigos. Populações inteiras eram dizimadas através da decapitação de mulheres, crianças e velhos. Estes números chegavam até 400.000 pessoas. A desordem e a ambição dominavam a classe dirigente e o povo vivia em extrema pobreza.
Confúcio foi um dos burocratas que percorria o país instruindo discípulos sobre os princípios e preceitos dos sábios da Antiguidade, clássicos da literatura chinesa e valores da música.
Diferentemente de muitos pensadores, Confúcio não tinha especial interesse em assuntos religiosos ou metafísicos. A vida após a morte ou a alma humana não faziam parte de suas preocupações filosóficas, mas apesar de estar voltado para este mundo, acreditava no Céu e na sua influência sobre a terra e sobre os homens. O princípio básico do Confucionismo é a busca do Caminho (Tao), que garante o equilíbrio entre as vontades da terra e do Céu.
Confúcio queria ensinar as pessoas a viverem com sabedoria, definir a forma pela qual os seres humanos deviam proceder em sua vida diária. Seus ensinamentos tratam de questões morais e éticas: a prática do bem, da sabedoria empírica e das relações sociais. Sua doutrina estabelecia rígido código de princípios e atitudes através de crenças e ideais no plano social, moral, político e económico. Seus ensinamentos influenciaram a atitude chinesa diante da existência, fixando os modelos de vida e os princípios relativos aos valores sociais.
Segundo a história, Confúcio morreu em 479 a.C., desapontado, apesar da escola por ele fundada chegar a ter 3.000 alunos. Ele fora recebido por governantes como um erudito, mas nenhum governante pensou em colocar suas idéias em prática. A renascença social e moral advogada por Confúcio não tinha aprovação universal, principalmente nos círculos de poder. Segundo a tradição, as ultimas palavras de Confúcio foram :
“O homem sábio murcha como a planta! Não existe ninguém no império que me queira como mestre! Meu tempo de morrer chegou.” (Anacletos, 56)
Os ensinamentos de Confúcio
Uma das ideias fundamentais de Confúcio era que a natureza e o universo estão em harmonia e isso devia ser aplicado também aos homens. Ensinava que a harmonia e a ordem iriam prevalecer se as pessoas respeitassem as leis, dessem bons exemplos e tentassem viver em harmonia uns com os outros. Defendia que os actos externos, baseados nas cinco virtudes — bondade, honradez, decoro, sabedoria e fidelidade — encerram o conjunto do dever humano.
Confúcio acreditava que a virtude era o remédio para todos os males. Esta se consubstanciava individualmente na figura do cavalheiro (junzi). O Confucionismo considera o homem bom e possuidor do livre arbítrio, sendo a virtude sua recompensa. A virtude perfeita (jen) significava controle sobre si mesmo, ou seja, ter auto domínio, nunca cedendo às inclinações não éticas, amorais, nem aos rancores. A bondade indispensável e intrínseca à virtude só era completa quando a serviço da sociedade. Praticar o jenera praticar a benevolência, ou seja "não fazer aos outros o que você não gostaria para você", isto é, amar aos outros como a si próprio, amor este que devia ser estendido à família, à aldeia e ao estado.
Segundo seus ensinamentos, havia cinco relacionamentos sociais básicos: entre governante e súbdito, pai e filho, marido e mulher, irmãos mais novos e mais velhos e membros de uma comunidade. Nos quatro primeiros, uma pessoa era considerada superior a outra, e assim, merecedora de respeito e obediência. Em troca, a pessoa considerada superior devia servir de exemplo, agindo sempre com moral e ética. Confúcio recomendava aos senhores feudais viver segundo elevados valores éticos e morais servindo de exemplo para a população. De acordo com Confúcio, os governantes malvados eram responsáveis pelas más acções dos seus oficiais e súbditos. Da mesma forma, um pai era responsável pelo comportamento do filho. Seus ensinamentos, de carácter ético, exerceram uma poderosa influência na filosofia chinesa e na história do país.
Uma das grandes preocupações de Confúcio era com o governo. Acreditava que os governantes eram escolhidos pelos Céus para governar e manter a ordem entre o povo. Procurava ensinar a seus discípulos como desenvolver virtudes e qualidades necessárias para se tornarem oficiais públicos. As principais virtudes eram a lealdade, a integridade e a educação. Seus ideais e ensinamentos se tornaram parte da cultura chinesa e durante 600 anos serviram de base de estudo para todos que queriam ingressar na carreira pública.
No confucionismo a família ocupa lugar de destaque por constituir o berço do treino moral e o elo entre o indivíduo e a sociedade. Confúcio acreditava que uma família bem estruturada era a chave para uma sociedade pacífica. A veneração aos pais, vivos e mortos, foi um de seus principais conceitos. De fato, a família considerada suprema era o pilar da sociedade chinesa, mais importante que o indivíduo ou o estado.
Os chineses sempre tiveram um grande respeito pelos mais velhos e pela sabedoria que vem com a idade. Esta tradição milenar é respeitada, até hoje, na China. Todas as crianças chinesas aprendem a mostrar respeito por seus pais e ancestrais. Era obrigação do filho mais velho proporcionar a seus pais uma vida boa. Poucos pecados eram considerados mais graves do que o desrespeito aos pais. Por isso, na China, tanto mulheres quanto homens esperavam envelhecer rapidamente, para logo usufruir do respeito e tempo livre que essa idade lhes traria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?