Euromilhoes

sábado, outubro 21, 2006

Cientistas ingleses e americanos realizam sonho da invisibilidade


Cientistas dos Estados Unidos e ingleses tornaram realidade o sonho que os apaixona e somente os magos "conseguem": fazer com que um objecto desapareça, coberto pelo que chamam de "o manto da invisibilidade".

Não se trata de um assunto de ficção científica, mas sim de um "pequeno passo" na busca da invisibilidade, disseram os cientistas, que sugerem que sua experiência poderia ser útil nas comunicações sem fios ou em sistemas para iludir radares.

O acto de ilusionismo científico foi conseguido mediante o bombardeio de um feixe de microondas em torno de um cilindro de cobre até fazê-lo "desaparecer".

"Os raios desse feixe são como as águas de um rio que flúem em volta de uma pedra", disse David Schurig, pesquisador do Departamento de Engenharia Electrónica da Universidade de Duke, na Carolina do Norte.

Os cientistas explicam que o efeito do feixe é semelhante às miragens nas quais a radiação do calor altera os raios do sol e parecem envolver o solo.

Em um relatório publicado esta semana na revista "Science", os cientistas indicam que fabricaram o "manto da invisibilidade" com o que chamam de "meta materiais" dispostos de forma concêntrica com propriedades electromagnéticas específicas.

Esses "meta materiais" são compostos de metal, cerâmica, teflon e fibra.

O manto foi desenhado mediante especificações teóricas electromagnéticas determinadas pelo físico John Pendry, do Colégio Imperial de Londres, com a colaboração de cientistas dos EUA.

Segundo David Smith, outro engenheiro da Universidade de Duke, o manto reduz o reflexo da luz sobre o objecto e elimina a sombra que poderia levar a sua percepção.

Ao incorporar materiais com propriedades complexas, o manto permite esconder um volume ao abrir um espaço livre quando é olhado de fora, explica Smith.

No entanto, os cientistas reconhecem que sua experiência não foi perfeita, produziu uma leve sombra do objecto e só tem características bidimensionais.

"Isto aconteceu muito rapidamente, o que faz com que o manto não seja óptimo. Precisamos melhorar sua estrutura", ressaltou Smith, que acrescentou: "Agora sabemos como fabricar um melhor e o próximo passo será um tridimensional".

Mas, por outro lado, os cientistas também afirmam que o "manto da invisibilidade" é uma das estruturas de "meta materiais" mais elaboradas feitas até hoje, com o potencial de ocultar objectos de qualquer tamanho ou de qualquer propriedade.

No entanto, os estudiosos reconhecem que muitas experiências terão que ser realizadas para que isso ocorra. E que os resultados são incertos.

"Não está claro que iremos conseguir a invisibilidade que todos relacionam com o manto de Harry Potter ou com o dispositivo de Viagem às Estrelas", disse Smith.

Para conseguir que um objecto literalmente desapareça aos olhos de uma pessoa, o manto teria que actuar de maneira simultânea com todas as longitudes de onda que fazem parte da luz, disse o cientista.

Para chegar a essa tecnologia seriam necessários "meta materiais" muito menores e mais complexos, algo que ainda não existe.

Mas mesmo que tenha seus defeitos, a experiência na busca da invisibilidade é um avanço importante, segundo Costas Soukoulis, do Laboratório Ames, do Departamento de Energia dos EUA.

"É muito, muito importante que os experiências tenham os resultados que os teóricos previram" e as capas de microondas poderiam ser úteis para iludir o radar, acrescenta Soukoulis.

Em um comentário publicado também na "Science", o físico Adrian Cho diz que é possível que demore muitos anos até que seja fabricado um manto para a luz visível.

"No entanto, a maioria pensa que uma coisa assim deveria ser possível, ainda mais agora que foi construído um manto de microondas, acrescenta Smith.

Agência EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário

MADEIRA a Pérola do Atlântico

MADEIRA LIVRE
Quando acertamos, ninguém se lembra. Quando erramos, ninguém se esquece.


RELÓGIO e CALENDARIO



HORAS NO MUNDO

Praias Brancas e Águas transparentes

Praias Brancas e Águas transparentes
Paraiso

Arquivo do blogue

PAULOFARIA & C.ª®

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites. Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto. O estudo da natureza mostrará o quão cheio de coisas belas e maravilhosas que Deus fez no mundo para o nosso deleite. Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior. Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionar aos outros a felicidade. Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
BADEN-POWELL

PAULO FARIA

PAULO FARIA

PAZ E TRANQUILIDADE

PAZ E TRANQUILIDADE

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
MADEIRA

OBRIGADO PELA SUA VISITA AO MEU BLOG

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.

COMENTE O MEU BLOG E DÊ SUGESTÕES

Credo dos Optimistas
O Credo dos Optimistas foi escrito há quase 100 anos por Christian D. Larson.
Eu prometo a mim mesmo Ser tão forte que nada poderá atrapalhar minha paz de espírito.Falar apenas de saúde, felicidade, e prosperidade para cada pessoa que eu encontrar.Fazer todos os meus amigos sentirem que há algo de valor dentro deles.Ver o lado positivo de tudo e fazer meu optimismo se tornar real.Pensar apenas sobre o melhor, trabalhar apenas para o melhor e esperar apenas o melhor.Ser tão entusiasmado com o sucesso dos outros quanto eu sou para o meu próprio sucesso.Esquecer os enganos do passado e me concentrar apenas nas maiores realizações do futuro.Vestir uma expressão de alegria todo o tempo e sorrir para toda criatura viva que eu encontrar.Direccionar todo meu tempo para me melhorar de maneira a não sobrar tempo para criticar os outros.Ser grande demais para preocupar-me, nobre demais para ter raiva, forte demais para ter medo, e feliz demais para permitir a presença de problemas.Pensar o melhor de mim mesmo, e anunciar isso ao mundo, não em palavras ruidosas, mas sim em grandes acções.Viver na fé de que o mundo inteiro está do meu lado, à medida em que sou sincero e verdadeiro quanto àquilo que há de melhor em mim.
Assim seja!


Acerca de mim

A minha foto
Sou misterioso, sou muito ligado ás tradições. sonhador da ternura da imaginação e da memória com tenacidade fixa, idealizo as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para me proteger contra as incertezas do futuro. No amor há algo dentro de mim como nos contos de fadas, com a a minha princesa, mas também com uma maldição para combater os monstros ameaçadores. Tento ser um romântico, mergulhando num sonho ideal e inacessível. O meu humor é extremamente mutável e em ocasiões sou rabugento e agressivo, tenho necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma das minhas características não muito agradáveis. Oscilo entre o júbilo e a depressão. Ás vezes sou muito fechado. Costumo ser intelectualmente ligado às artes e à poesia.

PAULO FARIA BLOG

PAULO FARIA BLOG
FANTASTICBLOG

QUE FAZER NESTE PAÍS EM QUE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES?

Etiquetas

Porque gosta dar uma olhada no meu Blog?