
“Yes, he can”. Os Estados Unidos vivem hoje um dia histórico ao elegerem o primeiro presidente afro-americano. Barack Obama confirmou o favoritismo e venceu as eleições presidenciais, tornando-se no 44º presidente dos Estados Unidos.
“Yes, he can”. O candidato da mudança venceu as eleições presidenciais, tendo até agora 233 delegados, e irá substituir George W. Bush na Casa Branca.
Obama já garantiu o número mínimo de delegados (270) para ser eleito Presidente dos Estados Unidos, de acordo com as projecções da CNN e outras televisões. O candidato democrata derrota, assim, o adversário republicano John McCain. Quando faltam ainda apurar os resultados de alguns Estados, Obama tem 338 delegados e McCain 155.
Também no voto popular Obama ganhou, conseguindo 51% dos votos, contra 48% para McCain, quando estão contados mais de 60% dos votos.
As televisões avançaram com a projecção de que Obama seria presidente às 4h00 (hora de Lisboa), precisamente quando fecharam as urnas em vários Estados democratas, como California, Oregon e Washington.
Obama garantiu, até agora, a vitória em Estados decisivos como o Ohio (20 delegados), a Pensilvânia e a Virgínia. O vencedor no Ohio tem sido eleito Presidente dos Estados Unidos em todas eleições desde 1948, à excepção de 1960. A última vez que a Virgínia votou democrata foi em 1964.
Os Estados do Ohio, Florida, Iowa, Virginia, Colorado, Nevada e do Novo México, ganhos agora por Obama, foram ganhos por George W. Bush em 2004. Obama conseguiu assim "roubar" sete Estados aos Republicanos. Faltam apenas apurar os resultados de quatro Estados.
Barack Hussein Obama nasceu em Honolulu, no Havai, a 4 de Agosto de 1961. Tem 47 anos e é o primeiro afro-americano a chegar à Casa Branca.
"Sou filho de um homem negro do Quénia e de uma mulher branca do Kansas. Fui criado com a ajuda de um avô negro que sobreviveu à depressão e combateu no exército de Patton durante a Segunda Guerra Mundial, e de uma avó branca que trabalhou numa linha de montagem de bombardeiros, em Fort Leavenworth”, sintetiza o próprio.
Esta foi uma das campanhas mais caras de sempre (2,4 mil milhões de dólares) e também uma das mais disputadas.
Ana Luísa Marques
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Barack Obama
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Senador dos Estados Unidos da América
por Illinois
Mandato: 2005 - 2011
Nascimento: 4 de Agosto de 1961 (47 anos)
Honolulu
Partido político: Partido Democrata
Profissão: advogado
Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, eleito o 44º presidente de seu país, pelo Partido Democrata. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008. É senador pelo estado de Illinois. Obama foi o primeiro afro-americano a ser eleito presidente estadunidense. É também o único senador afro-americano na atual legislatura.
Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review.
Obama atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois (Orgão integrante da Assembléia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000.
Entre 1992 e 2004, ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago.
Tendo tentado, em 2000, eleger-se, sem sucesso, ao Congresso Americano, anunciou, em janeiro de 2003, sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos. Após vitória na eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convênção Nacional do Partido Democrata em julho de 2004. Em novembro, foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois com 70% dos votos. Em 4 de janeiro de 2005 assumiu o atual mandato, o qual tem duração até 2011.
Como membro da minoria democrata no período entre 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Neste período, fez viagens oficiais para o leste europeu, o oriente médio e África. Na actual legislatura, contribuiu para a adopção de leis que tratam de fraude eleitoral, da actuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assitência para militares americanos após o período de serviço.
Sem comentários:
Enviar um comentário