
Super computador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória, empregado em pesquisas científicas e militares. Este termo é geralmente confundido com cluster — um tipo de super computador criado a partir da cooperação de vários computadores convencionais.
Os primeiros super computadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray. Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da super computação durante 25 anos (1965-1990).
Na década de 70 a Universidade de Illinois montou em conjunto com a Burroughs Corporation o ILLIAC IV, um super computador que ficou famoso pelas dimensões.
A ficção científica abordou o tema num romance chamado "Colossus".
Hoje os super computadores são fabricados por empresas como IBM, HP, Apple, etc.
Actualmente, o mais potente super computador existente foi fabricado pela BlueGene/L e inaugurado em 2005. Está localizado na cidade de Livermore(USA) e tem a incrível velocidade de processamento de aproximadamente 280,6 Teraflops [1 Teraflop equivale à 1.000.000.000.000 (1 trilião) de cálculos por segundo], são 131.072 processadores, 24 Terabytes de memória. Ele foi desenvolvido para simular toda e qualquer modificação terrestre: oceanos, atmosfera, tudo em conjunto conseguindo prever terramotos com até 180 dias de antecedência.
Alemanha adquire super computador da IBM
Não é o mais rápido do mundo, mas acaba de entrar no top dos mais potentes de sempre. Propriedade de um centro de investigação alemão, o JUBL, da IBM, é capaz de realizar 46 mil milhões de cálculos por segundo, constituindo uma ferramenta poderosa para especialistas de diversas áreas.
O desempenho deste novo super computador é cerca de 15 mil vezes superior ao da maioria dos computadores pessoais.
Um centro de investigação alemão adquiriu um computador que se encontra entre os mais rápidos do mundo.
O "JUBL" (Jülich Blue Gene/L), como é denominado, foi produzido pela gigante norte-americana IBM e é capaz de processar 46 mil milhões de operações por segundo (46 TFLOPS).
Apesar de a instituição anunciar a posse do computador mais "potente" da Europa, esse título é reclamado por um organismo francês desde Dezembro .O TERA-10, propriedade do Centro de Energia Atómica (CEA) - França -, possui uma capacidade de 50 TFLOPS.
O anterior "recordista" europeu foi o "MareNostrum", propriedade do Centro de Super computação de Barcelona (40 mil milhões de operações).
«O JUBL constitui uma ferramenta formidável para programas científicos que necessitem de elevada capacidade de cálculo», declarou um responsável do centro à AFP.
O equipamento pode ser solicitado por físicos, químicos, biólogos e investigadores na área da medicina, entre outros especialistas. As suas aplicações estendem-se a áreas como a fusão nuclear e a engenharia aeroespacial, entre outros campos.
O projecto foi financiado em cerca de 90 por cento pelo Governo alemão. Os restantes 10 por cento foram suportados pela edilidade da região onde se situa o centro (Renânia do Norte-Vestfália). O custo do equipamento não foi divulgado.
Actualmente, o computador mais potente do mundo pertence à Universidade da Califórnia. Desenvolvido pela IBM, realiza 367 mil milhões de cálculos por segundo.