A intenção dessa sequência de Self-Breema é melhorar a flexibilidade corporal. Lembre-se que no método Breema é importante manter o corpo em posição confortável. Procure realizar os movimentos lenta e conscientemente e vá apenas até o seu limite.

1Posicione os pés na largura dos ombros

2. Leve a mão direita para a base de trás do pescoço e depois coloque a mão esquerda. Permita que o ombro pese para frente suavemente. A ideia é que ao mesmo tempo em que você relaxa, consiga perceber o peso do corpo

3. Incline a cabeça para a direita( os braços acompanham o movimento). Volte a posição inicial e incline-se para o outro lado. Prossiga alternadamente três vezes para cada lado, inspirando quando estiver no centro e expirando ao inclinar-se. A musculatura do pescoço, onde costumamos acumular tensão, começa a ser relaxada.

4. Inspire profundamente pelas narinas, incline a cabeça para trás e abra os cotovelos lateralmente. Expire, volte à posição inicial fechando os cotovelos o quando puder e soltando o queixo para baixo. Esse movimento alonga a cervical. Repita o exercício mais duas vezes.




5. Mantenha o quadril no lugar e vá descendo o corpo para frente. Ao descer, libere os braços para que eles fiquem soltos perto do chão. Esteja consciente do peso do seu corpo e desça somente até o seu limite.

6. Nesta posição, balance o tronco levemente. Deixe os ombros relaxados permitindo que os braços fiquem bem soltos.


7. Traga as palmas das mãos para o rosto e lentamente desenrole-se até ficar novamente na posição vertical.




8. Deslize as mãos pelo rosto em direcção ao topo da cabeça. Continue deslizando as mãos até descer pela nuca e depois em direcção ao peito e abdómen. O movimento é feito com gentileza e firmeza.

9. Leve as mãos do abdómen para a altura do coração. Mantenha as mãos juntas brevemente, depois separe-as e, lentamente, abaixe-as para as laterais do corpo. Fique em pé confortavelmente e perceba o efeito do exercício. É quando a consciência assimila a impressão.