
Empresa apresentou a máquina na Consumer Electronics Show.
A Intel apresentou oficialmente em Las Vegas o novo modelo do computador ultraportátil Classmate PC – Nessa nova versão, o produto ganhou Ecrã giratório sensível ao toque, que o transforma em um tablet PC.
O preço da novidade – disponibilizada a partir desta sexta nos Estados Unidos – varia de acordo com a configuração e, segundo a Intel, fica entre US$ 300 e US$ 600.
O modelo com bateria de quatro horas de duração pesa 1,27 quilo – a versão com bateria para seis horas é um pouco mais pesada. A tela do novo Classmate tem 8,9 polegadas e o produto é preparado para diferentes tipos de configuração (a memória flash pode ir de 2 GB a 16 GB, o sistema operacional pode ser Windows ou Linux e a memória RAM também varia).
Assim como acontece com a versão anterior do ultraportátil -- que continuará a ser fabricada e comercializada --, o novo modelo tem foco educacional. De acordo com a Intel, 1 milhão de Classmate PCs já foram vendidos em todo o mundo, sendo que a maior parte refere-se à adoção da máquina em escolas.
Para facilitar o uso do tablet, a novidade tem um sistema parecido com o do iPhone: as imagens podem ser exibidas horizontalmente ou verticalmente na tela, dependendo de como o computador é posicionado pelo usuário.
A máquina também tem um software que reconhece quando a palma da mão está apoiada em sua tela, ignorando-a -- a idéia é fazer com que a experiência seja parecida com a off-line, quando as crianças apoiam no papel para escrever ou desenhar.
Uma desvantagem do novo modelo em relação ao Classmate PC mais antigo é o fato de ele ser menos resistente à queda. Na apresentação da novidade, uma executiva da Intel derrubou propositalmente um ultraportátil "velho" no chão, mas não fez o mesmo com a novidade – a limitação deve-se ao sistema giratório da tela, que pode sofrer danos. Ainda assim, a Intel afirma que testes com o tablet mostraram resistência a quedas de até 50 cm.
Imagens podem ser exibidas de maneira vertical ou horizontal, dependendo de como a máquina é posicionada.
Ecrã giratório deixou o ultraportátil menos resistente a quedas. Modelo antigo pode ser jogado no chão sem sofrer danos.
