
Obra de Pablo Picasso foi vendida em Nova Iorque pela Christie's
Desde Fevereiro que a escultura Walking Man I, de Alberto Giacometti, ostentava o recorde da obra de arte mais cara vendida num leilão de arte, já que nesse mês foi vendida pela Sotheby's por 104,3 milhões de dólares (cerca de 74,3 milhões de euros). Mas na noite de terça-feira, em Nova Iorque, o quadro Desnudo, hojas verdes y busto, de Picasso, acabaria por destronar a escultura de Giacometti, tendo sido vendido no leilão da Christie's por 106,4 milhões de dólares (81 milhões de euros).
Esta não é a primeira vez que um quadro de Pablo Picasso consegue este recorde. Basta recuar até ao ano 2004, quando a Sotheby's vendeu em Nova Iorque a obra Muchacho con pipa por 104,1 milhões de dólares (74,1 milhões de euros).
Desnudo, hojas verdes y busto é um retrato de Marie-Thérèse Walter, uma rapariga que Picasso conheceu quando esta tinha apenas 17 anos. Na altura, o pintor espanhol era casado com a bailarina Olga Khoklhova, mas pouco depois de conhecer Marie-Thérèse Walter esta acabaria por se tornar sua amante.
O quadro, datado de 1932, foi pintado cinco anos depois do pintor ter conhecido a jovem amante. O El País refere que esse período foi "um dos mais prolíficos da sua vida". O jornal espanhol informa ainda que vários especialistas em arte consideram Desnudo, hojas verdes y busto uma das obras mais bem conseguidas de Pablo Picasso.
Desde que em 1951 o quadro foi comprado por Sydney F. Brody, um admirador de arte moderna, que nunca mais tinha sido mostrado em público. A colecção de arte deste milionário foi a principal protagonista do leilão que a Christie's realizou na noite de terça-feira.
Foram levadas à praça 69 peças. Mas apesar dos muitos zeros que o quadro de Pablo Picasso conseguiu amealhar, 13 das 69 peças que foram postas em leilão não chegaram a ser vendidas. No entanto, o chefe executivo de casa leiloeira, Edward Dolman, disse ao New York Times: "O mercado está muito mais forte do que esperávamos, especialmente devido às compras da Rússia, China e dos países do Médio Oriente."
O quadro de Picasso que agora ostenta o recorde de obra de arte mais cara vendida num leilão não foi o único a ser leiloada esta terça-feira pela Christie's. Seated Woman With a Cat, um retrato de Jacquelie Roque, mulher do pintor, foi vendido por 16 milhões de dólares (12,4 milhões de euros).
Além de Desnudo, hojas verdes y busto, uma das obras mais importantes que foram vendidas em Nova Iorque na terça-feira foi a escultura Grande tête mince, da autoria de Alberto Giacometti, por 53,2 milhões de dólares (41,3 milhões de euros). Do mesmo artista foi ainda vendida uma outra escultura, intitulada El Gato, por 20,8 milhões de dólares (16,1 milhões de euros).
Apesar deste recorde, Numero 5, 1948, uma obra de Jackson Pollock, ostenta actualmente o recorde do quadro mais caro de sempre vendido de forma privada. Em 2006 o quadro foi vendido a um comprador anónimo por 140 milhões de dólares (108 milhões de euros).
Ainda se desconhece também a identidade do comprador do quadro de Picasso.
JOÃO MOÇO