




Pode até parecer brincadeira, mas não é. Finalmente uma empresa europeia está produzindo um carro movido a ar.
Um carro movido a ar comprimido
O motor funciona com o ar retirado da atmosfera que é comprimido numas bombas. O ar que sai do tubo de escape é inclusivamente mais limpo do que o ar que entrou visto que este ar é filtrado antes de ser injectado no motor.
Recentemente foi apresentado em Espanha pela Motor Development International (MDI) um carro com um motor de ar comprimido. As principais vantagens económicas deste inovador veículo são: o seu baixo consumo (10 vezes inferior a um carro a gasolina), o dobro da autonomia de um carro eléctrico (aproximadamente entre 200 a 300 km ou 10 horas de circulação); recarga do depósito em 3-4 horas de ligação à corrente eléctrica (220V). As vantagens ecológicas fundamentais são: a não existência de combustão e o facto do ar que é expulso para a atmosfera através do tubo de escape ter uma temperatura de 0ºC.
Até ao momento, foram desenvolvidos três modelos deste carro: o táxi, a furgoneta e a carrinha de caixa aberta. O preço de venda previsto é de 1800 contos. Em termos gerais, o modo de funcionamento é simples. O carro deve a sua autonomia aos depósitos de fibra que armazenam 90 metros cúbicos de ar comprimido a 300 bares de pressão.
A expansão do ar comprimido introduzido no cilindro impulsiona os pistões conseguindo assim desenvolver movimento. O carro tem incorporado um sistema de recuperação da energia de travagem, comprimindo o ar do ambiente e reinjectando-o no motor.Por outro lado, o sistema de climatização do carro aproveita o ar frio expulsado. Finalmente, devido à ausência de combustão, a mudança de óleo só terá de se realizar no fim de cada 50000 km. Este tipo de motor foi também testado com êxito em barcos e lanchas desportivas.
Guy Nègre - O inventor-
Guy Nègre, já antes de criar o motor mono energia de ar comprimido, não era um desconhecido na indústria automobilística. Nos anos 80 trabalhou com motores de aviação. Em seguida, com muito sucesso e prémios, deu grandes contribuições para os motores dos carros da Fórmula 1. Com o apoio do Instituto Francês da Indústria Petrolífera, desenvolveu um motor de 12 cilindros em W, para carros de competição. Esse motor, porém, não despertou suficiente interesse para ser produzido; Guy Nègre, não se deu por vencido e continuou desenvolvendo outras soluções. Ele voltou à cena com outra invenção: o motor com duas energias: gasolina e ar comprimido. Desta vez o sucesso foi total.
Para desenvolver o motor mono energia de ar comprimido, Guy Nègre fundou outra empresa especializada em pesquisas de novas energias alternativas: a firma CQFD de soluções à base de ar. Ao longo dos últimos cinco anos, ele liderou uma equipe de 30 engenheiros, entre os quais seu filho Cyril Nègre; antes de trabalhar com seu pai, ele esteve empregado na indústria automobilística italiana Bugatti, desenvolvendo sistemas de tecnologia de ponta.
O Grupo MDI incorporou várias inovações e sistemas inéditos, não somente como uma ideia básica (energia em forma de ar comprimido), mas pelos materiais utilizados (fibra de vidro como estrutura e uso de óleo vegetal) e pelo planeamento técnico.