
Este sábado, 24 de Março, é dia de desligar o computador. Denys Bystrov e Michael Taylor, dois canadianos de Montreal, mentores do Shutdown Day, convidam-nos a passar o dia offline e sem computador.
- Será que consegue passar um dia inteirinho sem computador?
O desafio está lançado e pode ser aceite já no próximo sábado, dia 24.
"O Shutdownday.org não é contra o uso de computadores", garante Michael Taylor no manifesto da iniciativa, "mas era bom tirar algum tempo durante o dia, para reflectir e recordar as outras coisas na vida que, por vezes, esquecemos porque nos habituámos a uma vida dominada pelo computador".
Esta dupla de canadianos faz questão de esclarecer que não quer obrigar ninguém a desligar o computador mas lá vai dizendo que se houver muitas pessoas a aderir a esta iniciativa será mais fácil.
"Estamos só a sugerir que as pessoas poderão gostar de participar nesta experiência", revelam.
A ideia é que graças a esta "experiência global" - que eles esperam que se torne na maior alguma vez realizada na Internet - possamos medir o nosso grau de dependência em relação a estes nossos "amigos", recuperar prazeres mais prosaicos que estejam esquecidos, e até fortalecer laços afectivos.
Se for bem sucedida, a medida terá ainda como efeito secundário permitir uma significativa poupança energética.
A ideia surgiu depois de os dois canadianos terem chegado à conclusão que estavam a passar demasiado tempo colados aos ecrãs dos seus PCs.
Bystrov e Taylor descobriram que passavam "horas a conversar no MSN em vez de socializar cara a cara, a ver as últimas notícias do Digg ou o último vídeo do YouTube, em vez de cozinhar um jantar como deve ser".
À data de fecho desta notícia já mais de 50 mil pessoas se tinham comprometido no site da iniciativa a carregar no botão "off" do computador, enquanto que quase 8000 confessavam não ser capazes de o fazer.
A pensar naquelas pessoas que até seriam capazes de aderir mas não conseguem imaginar o que fazer nesse dia, sem ligar o PC, os mentores publicaram algumas sugestões para usar o laptop sem o ligar.
No YouTube é possível vê-los a usar o computador como trenó, raquete de ténis ou pedra de curling .
Mesmo que aceite o repto, no dia seguinte vai querer usar o seu computador, pelo que o melhor é não experimentar isto em casa.
QUE FAZER?