

A Renault deu a conhecer, em antestreia do Salão Automóvel de Paris, o concept-car DeZir que afirma a estratégia da marca na criação de uma nova linguagem de design.
De acordo com esta estratégia, os futuros concept-cars irão, gradualmente, apresentar esta visão e anunciar o plano de novos produtos, com o objectivo de «criar uma oferta coerente, clara e simples», de acordo com comunicado da empresa.
O DeZir está equipado com um motor eléctrico localizado em posição central traseira para obter um perfeito equilíbrio de massas. A bateria de ião-lítio, com uma capacidade de 24kWh, situa-se em posição vertical, por detrás do banco e permite uma autonomia de 160Km. A refrigeração da bateria é feita pelo fluxo de ar dirigido pela frente para a retaguarda, mas principalmente através das entradas de ar nos flancos do automóvel.
A base do motor é a mesma dos veículos eléctricos de série, com uma evolução que permite atingir uma potência de 110 kW (150 cavalos) e um binário de 226 Nm. Três modos de recarga estão disponíveis. Padrão (através de uma tomada de casa comum, com carga completa em oito horas); Rápido (através de uma tomada trifásica de 400V com uma recarga de 80 por cento em vinte minutos); e Troca de Baterias, com o sistema Quickdrop da Renault.

Para melhorar a autonomia e o desempenho dinâmico, as equipas técnicas do design trabalharam no aligeiramento do automóvel. A coque do DeZir é em vevlar e o chassis tubular de aço é do mesmo tipo do Mégane Trophy. O DeZir tem, também, elementos de suspensão do Mégane Trophy – duplos triângulos – para uma condução com um alto nível de precisão.
A aerodinâmica foi particularmente trabalhada, com destaque para o rebaixamento da carroçaria e para a adopção de um difusor traseiro. O índice de penetração no ar (CX) assim obtido é de 0,25, que permite obter desempenhos de alto nível: 0 a 100 km/h em 5 segundos e 0 a 50 km/h em dois segundos.
A recuperação da energia da travagem também faz parte do programa, com um sistema baseado na lógica do KERS (sistema de recuperação de energia cinética), usado na Fórmula 1.
Durante a desaceleração, a energia cinética é recuperada e armazenada na bateria. No DeZir, a energia armazenada pode ser usada em qualquer momento escolhido pelo condutor, através de um comando específico situado no volante, que permite obter um acréscimo pontual de potência.
