
Rolls-Royce mais antigo do mundo é vendido por 5 milhões de euros
(AFP) - O Rolls-Royce mais velho do mundo, construído em 1904, foi arrematado, nesta segunda-feira, pelo montante recorde de 3,5 milhões de libras (quase 5 milhões de euros, algo mais que 7 milhões de dólares) em Londres, anunciou a casa de leilões Bonhams.
O comprador, um coleccionador britânico, pagou quase o dobro do preço estimado para este leilão e bateu o recorde tanto para um modelo de Rolls-Royce como para um automóvel anterior a 1905.
O veículo é o único em serviço suficientemente velho para participar da famosa corrida anual de carros de época entre Londres e Brighton.
O modelo, um dois-lugares de 10 modestos cavalos, foi apresentado no Salão de Paris no Outono de 1904.
O Rolls-Royce mais caro até agora era um Silver Ghost de 1912 (1,48 milhão de libras), enquanto que para um carro anterior a 1905 a maior quantia a ser paga foi por um De Dion Bouton de 1884 (1,76 milhão de libras).
___________________________________________________________

Partitura de Mozart vendida por preço recorde
Um manuscrito da Sinfonia Concertante em Mi Bemol, que pertenceu ao próprio Mozart, foi vendida pelo preço recorde de 156 mil euros num leilão em Inglaterra
O manuscrito faz parte da Sinfonia Concertante em mi bemol maior para violino, viola e orquestra K364, composta em 1779 e é a primeira partitura escrita por Mozart a ser leiloada.
As duas únicas folhas restantes da sinfonia, escritas directamente por Wolfgang Amadeus Mozart, atingiram o preço recorde de 156 mil euros.
Maguire, especialista do departamento de música da Sotheby's, declarou que a sinfonia em questão «não é só uma das melhores obras de Mozart, como deu ao compositor o prestígio que estabeleceu sua reputação mundial».
«Mozart não teve tempo de preencher todas as notas no pentagrama. Quase seguramente escreveu as suas para viola e o seu pai, Leopold, as do violino», acrescentou Maguire.
O leilão incluiu 175 peças ligadas à música, entre as quais manuscrito original de um concerto para piano do compositor alemão Robert Alexander Schumann e o único manuscrito autografado de uma sinfonia do austríaco Franz Joseph Haydn.
SOL com agências