
O magnata nova-iorquino da indústria da cosmética, Ronald Lauder, adquiriu por um preço recorde o famoso retrato de Adele Bloch-Bauer, pintado por Gustav Klimt em 1907.
Segundo o jornal "New York Times", Lauder terá oferecido 135 milhões de dólares (cerca de 106 milhões de euros).
O quadro, intitulado "Adele Bloch-Bauer 1", estará exposto a partir de 13 de Julho na Neue Galery, de Nova Iorque, museu dedicado à arte alemã e austríaca dos anos 1890-1940, co-fundado por Lauder há cinco anos.
A obra esteve, durante vários anos, no centro de uma batalha entre o Governo austríaco e uma sobrinha de Bloch-Bauer que obteve o direito ao quadro no início deste ano, depois de ter defendido que o quadro tinha sido pilhado pelos nazis.
Depois de ter saído de Viena, onde esteve exposto durante 60 anos, o quadro está, desde Abril, no County Museum of Art de Los Angeles, perto da casa da sua proprietária, Maria Altmann, de 90 anos.
Até ao momento, preço mais elevado atingido por um quadro foi de 104,1 milhões de dólares (82 milhões de euros) por um Picasso de 1905, em leilão em 2004, na Sotheby´s.
Gustav Klimt (Bumgarten, 14 de Julho de 1862 - 6 de Fevereiro de 1918) foi um pintor simbolista austríaco.
Em 1876 foi estudar desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao Simbolismo, foi o fundador do movimento da Secessão de Viena (recusava a tradição académica nas artes). Klimt foi também um membro honorário das universidades de Munique e Viena.
Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objectos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.
"Klimt" nas salas de cinema portuguesas
Um filme sobre um dos mais notáveis pintores de sempre
"Klimt", de Raoul Ruiz, chega aos cinemas portugueses. Uma homenagem a um homem que estava à frente do seu tempo. Um filme sobre um dos mais notáveis pintores de sempre.
Estamos no ano de 1900. O espectador viaja a Paris para conhecer o provocador Gustav Klimt e partilhar a sua busca eterna da perfeição.
Klimt vivia com a paixão que transportava para cada traço da sua obra. O pintor austríaco, o homem que viria a deter o título de mestre do simbolismo, era acima de tudo um apaixonado.
O filme realizado por Raoul Ruiz e protagonizado por John Malkovich e Veronica Ferres, estreia poucos dias depois do retrato de Adèle Bloch-Bauer ter sido vendido por 105 milhões de euros. Pintado por Klimt em 1907, o quadro tinha sido roubado pelos nazis durante a II Guerra Mundial. Transformou-se agora no quadro mais caro da história.
PINTURA SIMBOLISTA
Nascida por volta de 1885 como reacção ao impressionismo, o simbolismo na pintura só se desenvolveu plenamente a partir de 1889 -- o mesmo ano da exposição do grupo impressionista e sintético, formado por Gauguin e pelos componentes da escola de Pont-Aven, no Café Volpini, em Paris. Os simbolistas cultivavam o gosto pelas superfícies planas e achatadas, propunham a simplificação do desenho e valorizavam a cor pelo uso de largas pinceladas em áreas cromáticas rigorosamente planas, limitadas por linhas negras. O resultado se afastava bastante das formas visuais da natureza.
Alguns pintores do Simbolismo são :Gustav Klimt, Franz Stuck, Gustave Moreau e Frida Kahlo