
http://www.youtube.com/watch?v=nnR8fDW3Ilo
Desde a lenda judaica do Golem, o fascínio do ser humano em criar um ser artificial esteve presente nas artes, passando pela literatura, filmes e até novelas. Na vida real, essas máquinas construídas para auxiliar o homem nas mais diferentes tarefas estão com forma e movimentos cada vez mais semelhantes aos dos seres vivos.
É o caso do recém lançado SmartBird, da multinacional alemã Festo, um pássaro robô construído inspirado nos movimentos de uma gaivota e que é capaz de decolar, voar e aterrissar sozinho sem o auxílio de outros dispositivos de elevação.
A unidade da empresa responsável pelo protótipo é a Bionic Learning Network, famosa por recriar a forma, movimentos e até os hábitos comportamentais de seres vivos por meio da biotecnologia. A equipe já havia lançado outros projetos como o AirPenguin, a AquaJelly e até um humanoide.
No site da empresa é possível assistir a um vídeo do SmartBird em ação e de outros projetos que já foram desenvolvidos em anos anteriores
Pode parecer simples reproduzir o movimento de voo de um pássaro verdadeiro, mas na verdade não o é.
Que o diga o grupo de investigadores da Festo Bionic Learning Network, que tem tentado criar uma ave mecânica capaz de imitar o movimento corporal de voo, de uma gaivota real.
Contudo e apesar das dificuldades, este grupo parece ter encontrado a fórmula mágica, dando ao SmartBird, a capacidade de voar autónoma e elegantemente pelos céus, como se de uma verdadeira gaivota se tratasse.
Para que o SmartBird seja capaz de voar, tem de haver uma relação entre o peso e a área das asas. Portanto, este pássaro robô de 0,45 kg usa uma envergadura de asas de 2 metros para se sustentar no ar, e tal como acontece com as aves reais, este usa o movimento do corpo, como controlador direcional.
Como se já não bastasse a perfeita imitação de voo, o pássaro mecânico é ainda capaz de descolar e aterrar sem que seja necessário qualquer auxílio exterior. É possível ainda, que qualquer pessoa o controla a partir do solo, recorrendo um controlo remoto ZigBee.
Fique com o próximo vídeo, onde poderá ver esta impressionante e imponente ave mecânica numa perfeita imitação de voo de uma gaivota.