
O grupo Amazon lançou o Kindle, um livro electrónico do tamanho de um livro normal, onde se podem ler romances, jornais e blogues.
Com o preço de 400 dólares, o aparelho tem um ecrã a branco e preto e um pequeno teclado. Os conteúdos para ler podem ser descarregados directamente da Internet, em menos de um minuto, sem necessitar de um computador.
A Amazon tem em catálogo já 90 mil títulos e espera com o Kingle finalmente fazer avançar o negócio da leitura de livros em ecrã, após muitas tentativas falhadas de outras empresas. Casa título custa dez dólares (nos Estados Unidos).
“Trabalhamos no Kindle durante mais de três anos. O nosso objectivo é que o aparelho não seja sentido pelo utilizador e que ele sinta somente o prazer da leitura”, disse o presidente da Amazon, Jeff Bezos.
O sistema para descarregar os títulos nos EUA é o mesmo dos telefones portáteis da terceira geração. O utilizador o Kindle não paga as comunicações
O Kindle utiliza uma “tinta electrónica” (e-ink) que aparece no ecrã conforme os impulsos electrónicos. O ecrã não precisa de ser rectro-iluminado. A Amazon garante que é legível mesmo à luz directa do Sol.
O aparelho pesa 300 gramas e é mais pequeno que parece nas fotografias, segundo os primeiros analistas que o experimentaram. A memória interna pode guardar 200 títulos. A autonomia é de cerca de 48 horas quando a ligação sem fios está activa e de mais de uma semana sem essa ligação. A recarga é feita em duas horas.
Em 2004 a Sony lançou um produto similar, também a preto e branco, por 300 dólares. Mas não tinha teclado e precisava de um computador para carregar os títulos de um site exclusivo da empresa japonesa. O aparelho da Sony, ainda no mercado, aceita o formato PDF, o mais usado na Internet.
