
Santo António já se acabou
São Pedro está-se a acabar
São João São João São João
Dá cá um balão para eu brincar
A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, santo que nasceu em 24 de Junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.
Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.
Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.
Existe o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças e adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.
Depois de viver a Sabedoria o homem se prepara para a próxima festa.
Tradições mutantes
A festa de S. João celebra-se na cidade do Porto há mais de 500 anos, por isso, é natural que alguns costumes se tenham perdido ou alterado. Graça Lacerda lembrou a “tradição das pessoas comerem sardinhas assadas” e “à meia-noite, tomarem café com leite e pão com manteiga”, hoje em dia, “substituído pelo Bolo de São João”. Outro hábito perdido é o tiro aos pombos, “que agora já não se faz”. Os martelos de plástico não fazem parte da tradição há muito tempo, mas já são um elemento obrigatório tal como os alhos-porros purificadores dos espíritos, os manjericos e o balão de S. João