
Resposta da Nokia ao iPhone não chega a tempo para o Natal
O modelo com o qual a Nokia pretende fazer frente ao iPhone da Apple estará à venda em sete países da Ásia, Oriente Médio e Europa este ano, mas não chega a tempo das compras de Natal na maior parte dos países desenvolvidos.
O primeiro modelo com ecrã sensível ao toque da maior fabricante de telemoveis do mundo estará à venda na Índia, Indonésia, Emirados Árabes, Hong Kong, Taiwan, Rússia e Espanha até o final deste ano.
O modelo Nokia 5800 vai custar 279 euros (387 dólares) antes dos subsídios das operadoras e impostos, montante bastante inferior ao preço do iPhone, que na Inglaterra começa em 624 dólares.
O analista Neil Mawston, da Strategy Analytics, disse: "O aparelho tem um preço competitivo e a Nokia leva vantagem em mercados emergentes. Por isso, parece lógico que eles lancem o modelo nos países emergentes".
A empresa de pesquisas espera que a Nokia venda mais de 10 milhões de aparelhos com ecrã sensível ao toque no próximo ano.
O analista Ehud Gelblum, do JPMorgan, disse esperar que o 5800 esteja no varejo dos países emergentes até o Natal.
"É decepcionante, uma vez que esperávamos que o aparelho fosse distribuído antes da data mais forte do comércio nos países mais desenvolvidos", escreveu ele em um relatório publicado nesta sexta-feira.
Com o primeiro telemóvel a incluir o serviço de download gratuito e ilimitado de música da Nokia, "Comes With Music", a multinacional finlandesa vai mesmo disputa uma "guerra" com a Apple.
A Nokia oficializou o lançamento do novo serviço de música digital e do seu primeiro telemóvel 5800 XpressMusic, com ecrã táctil, que promete ser uma séria ameaça ao domínio do iTunes e do iPhone, da Apple.
A concorrência no sector da música digital nos telemóveis está a ganhar cada vez mais rivais com a Sony Ericsson a lançar um seu novo pacote musical, e a sul-coreana LG Electronics que também tem em mente o lançamento de um serviço semelhante do "Comes With Music" da Nokia.
Este serviço da gigante finlandesa oferece acesso ilimitado durante 12 meses a um catálogo de música. Os utilizadores podem ficar com as faixas que descarregaram mesmo após o término desse período.
Não haverá pagamento, já que o custo está integrado ao da aquisição do telemóvel vinculado ao serviço.
Quanto ao novo Nokia 5800 Xpressmusic touchscreen poderá ser uma alternativa mais económica ao iPhone da Apple. Irá custar 279 euros, revela a Reuters, e incluiu vários funcionalidades (telefone, reprodutor de MP3, acesso à Internet, acesso a mapas, câmara de 3.2 megapixéis, entre outras funcionalidades).
De salientar o Media Bar, menu deslizante para acesso directo a várias funções, e o Contacts Bar que permite destacar os contactos favoritos no ecrã e com um único toque partilhar imagens ou vídeos através de comunidades online.
