
O impacto que causamos nos outros é importante em qualquer circunstância, pelo que só desenvolvendo um estilo congruente de presença pessoal se poderão melhorar as competências de liderança necessárias à criação dum ambiente de motivação e entusiasmo na respectiva equipa. Os impactos que causamos nos outros, incluindo aquele que decorre da nossa presença pessoal, poderão ajudar a superarmos situações difíceis.
No mundo empresarial actual é normal que cada um queira maximizar a sua presença, criando um impacto de vulto nas pessoas com que trabalha e se reúne. É neste contexto que a percepção que cada um tem de si próprio, desempenha um papel importante, para que cada pessoa possa ter a noção dos aspectos pessoais a melhorar em termos de estilo de comunicação e estratégia.
Adoptar uma atitude positiva, demonstrar confiança e utilizar um estilo de comunicação dinâmico, são aspectos que contribuem para reforçar a boa impressão que cada pessoa pretende causar nos outros, através da projecção duma imagem que reflecte os seus valores e pontos fortes. Estes aspectos transmitem aos outros uma ideia sobre aquilo que realmente nos inspira e motiva. Há que ter a noção da maneira como queremos que os outros nos vejam, bem como do que queremos efectivamente ser.
A nossa imagem e o modo como a utilizamos é fundamental para a percepção das nossas capacidades, competências e potencial, por parte dos outros. É impressionante a rapidez com que se pode causar uma impressão nos outros. Existe uma relação directa entre o impacto causado nos outros e o conceito que cada um tem a respeito de si próprio. Antes de se poder ambicionar a causar um impacto positivo, precisamos de ter uma clara noção daquele que pensamos ser esse impacto, para que se obtenham os resultados pretendidos. Neste contexto, a confiança demonstrada é contagiante, mas a falta dela também o é.
A capacidade de projectar a imagem adequada pode representar a diferença entre sucesso e insucesso. Cada um de nós é muito mais do que aquilo que faz e a nossa presença pessoal corresponde à experiência que os outros têm de nós e ao modo como somos recordados posteriormente. O impacto que a nossa presença causa nos outros é tanto sobre nós quanto o é pelo modo como parecemos.
O primeiro passo para desenvolvermos o nosso impacto pessoal e presença é o de identificar aquilo que efectivamente queremos projectar nos outros. Quais são os nossos pontos fortes? Quais são os valores que defendemos? Como gostamos que os outros nos vejam? Como queremos ser? A presença real e o impacto que essa presença causa nas outras pessoas resultam da nossa congruência relativamente a todos estes aspectos.
Mario Santos
Consultor de Liderança e Formador
Sem comentários:
Enviar um comentário