
O sistema da IBM é 100 mil vezes mais poderoro que um PC tradicional.
A IBM apresentou um supercomputador capaz de realizar operações a velocidades que superam o petaflop, ou seja, mais de mil triliões de operações por segundo. Trocando por miúdos, trata-se do computador mais rápido do mundo.
Em teoria, o Blue Gene/P pode atingir os 3 petaflops, um desempenho muito superior ao do equipamento que substitui, que foi também o anterior recordista - o Blue Gene/L (360 teraflops).
Comparado com outros supercomputadores, o sistema possui também uma eficiência assinalável - sete vezes superior -, avança a BBC.
A enorme capacidade de cálculo converte-o, entre outras aplicações, numa ferramenta avançada de diagnóstico de tratamento de doenças. Permite, por exemplo, modelar um órgão humano para determinar interações com drogas, e é capaz de executar milhões de testes clínicos de uma assentada.
O sistema foi adquirido pelo governo norte-americano e será instalado em Illinois, no Laboratório Nacional Argone, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Já o Blue Gene/L encontra-se no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia. O sistema é usado para garantir a segurança do depósito de armas nucleares.
Sem comentários:
Enviar um comentário