
O fundador da Microsoft, Bill Gates, perdeu o título de homem mais rico do mundo para o mexicano Carlos Slim, empresário e magnata das telecomunicações, noticiou a publicação financeira online mexicana Sentido Común.
O motivo desta alteração deve-se à subida de 26,5 por cento das acções da América Móvil, a maior empresa latino-americana de telecomunicações, onde Carlos Slim tem uma participação de 33 por cento. Segundo os cálculos da publicação online, a fortuna de Slim ultrapassou a de Gates em cerca de 8.600 milhões de dólares (perto de 6.300 milhões de euros).
O património do magnata passa assim a valer 67.800 milhões de dólares (aproximadamente 50.000 milhões de euros) contra os 59.200 milhões de dólares (cerca de 43.500 milhões de euros) de Bill Gates, que já contabilizam a valorização de 5,7 por cento das acções da Microsoft, no segundo trimestre de 2007.
O bilionário mexicano foi considerado, em Abril de 2007, o segundo mais rico do planeta pela revista Forbes, à frente do americano Warren Buffet - que ocupava o segundo posto do ranking há sete anos - e, na altura, atrás de Bill Gates.
Agora, resta aguardar se o próximo ranking da Forbes confirma os números avançados pela publicação mexicana.
Carlos Slim Haddad Aglamaz (Cidade do México, 28 de Janeiro de 1939) é um homem de negócios mexicano de origem libanesa.
É conhecido no México por Midas devido a sua habilidade em transformar empreendimentos decadentes em companhias saudáveis e lucrativas, foi declarado em 2007 a pessoa mais rica do mundo.
O mexicano, com fortuna estimada em 67,8 bilhões de dólares (mil milhões em Portugal), ultrapassou o co-fundador da Microsoft Bill Gates, segundo divulgou um respeitado rastreador de riqueza mexicano. Um aumento de 27 por cento de março a junho no preço da ação da América Móvil, maior operadora de telefone celular da América Latina, controlada por Slim e que no Brasil é dona da Claro, o deixou quase 8,6 bilhões (mil milhões) de dólares mais rico que Gates.
O patrimônio de Slim cresceu 23 bilhões de dólares nos últimos catorze meses, movido principalmente pelo bom momento da economia mexicana e pela valorização de 46% no mercado de ações em 2006.
A revista avalia que o empresário tem o equivalente a 7% do PIB mexicano e calcula que se Bill Gates tivesse a mesma proporção da economia americana, sua fortuna seria de 874 bilhões de dólares.
Segundo a Forbes, a crescente fortuna de Slim tem provocado polêmica no México, onde a renda per capita é de 6,8 mil dólares por ano, já que ele controla 90% do mercado de telefones no país, com um virtual monopólio."[1]
Carlos Slim Helu nasceu em 28 de janeiro de 1939. É viúvo, pai de seis filhos (Carlos, Marco Antonio, Patrick, Soumaya, Vanesa e Johanna) e avô de nove crianças. Afeito à família, uma vez por semana reúne seus filhos, genros e netos para jantar. Começou a trabalhar aos oito anos de idade, ajudando pai, Julián Slim Haddad Aglamaz (Yusef Salim Haddad Aglamaz, antes de desembarcar no México em 1902, proveniente do Líbano), na loja "Estrella de Oriente", que ficava próxima ao Palácio Nacional e prosperava.
Sem comentários:
Enviar um comentário