
SANTA TEREZA DE LISIEUX
(Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face)
Santa Teresinha nasceu em 2 de Janeiro de 1873, em Alençon, França. Era a nona filha de um casal em que ambos tinham tido pretensões religiosas, mas não tinham sido aceitos. Quatro de seus filhos faleceram, e as cinco meninas se tornaram religiosas, uma Visitandina e as outras Carmelitas no convento de Lisieux, cidade para onde a família se mudou após a morte da mãe de santa Teresinha, Zélie Martin.
Santa Teresinha pediu permissão para entrar no convento aos quinze anos e foi considerada muito nova. Foi então com o pai a Roma, no ano do Jubileu, para pedir autorização directamente ao papa Leão XIII. Acabou por entrar no convento de Lisieux em 9 de Abril de 1888.
Os anos no convento se passaram tranquilamente. Santa Teresa queria muito ir como missionária para a Indochina, mas sua saúde debilitada não lho permitiu. Em Abril de 1896 descobriu-se que ela estava com tuberculose. Santa Teresinha viria a falecer em 30 de Setembro de 1897, em torno das sete da noite (a hora de sua morte já é considerada um pequeno milagre: era hora de descanso das freiras; a santa pedia a Deus que não lhe deixasse morrer tarde da noite, para não perturbar o sono de suas irmãs), com apenas 24 anos de idade e 9 anos de convento.
A santa dissera que uma chuva de rosas cairia sobre a Terra após a sua morte. Não demorou para os milagres começarem a aparecer. A cura de um seminarista em Lisieux em 1906 e a cura de uma religiosa nos Baixos Pireneus em 1919 são apenas dois dos vários considerados indiscutíveis pela Igreja.
A fama de sua santidade e de seus milagres aceleraram-lhe a canonização. Sua beatificação veio em 29 de abril de 1923, e em 17 de Maio de 1925, apenas 52 anos após seu nascimento, foi canonizada pelo papa Pio XI.
Santa Teresinha escreveu sua autobiografia, "História de uma alma" escrita por ela mesma, obedecendo a ordens superiores. O livro foi publicado pela primeira vez em 1898, um ano após sua morte, e foi traduzido em vários idiomas, com o anexo de suas cartas de conselhos espirituais. É sua obra fundamental e foi responsável pela ampliação da devoção à santa, que pregava o abandono de si a serviço de Deus.
NOVENA DE SANTA TERESINHA
O padre Putigan, S.J., no dia 3 de Dezembro de 1925, começou uma novena em honra de santa Teresa do Menino Jesus, pedindo à milagrosa santa uma graça importante. Nesta intenção começou a rezar 24 "Glória ao Pai", em ação de graças à SS. Trindade, pelos favores e graças concedidos a santa Teresa do Menino Jesus, durante os 24 anos de sua existência terrena. Pediu o padre a santa Teresinha que lhe desse um sinal de que a sua novena era ouvida, e este sinal seria receber ele uma rosa fresca e desabrochada. No terceiro dia da novena uma pessoa amiga procura o padre Putigan, e lhe oferece uma linda rosa vermelha. No dia 24 do mesmo mês, o padre começou uma segunda novena e pediu uma rosa branca. No quarto dia da novena, uma irmã, enfermeira do hospital, trouxe uma linda rosa branca, dizendo: "Aqui está uma rosa que santa Teresinha envia a V. Revma." Surpreso, pergunta o padre: "Donde vem esta rosa?" A freira então diz: "Fui à capela onde se acha adornada uma bela imagem de santa Teresinha, e, ao aproximar-me do altar da santinha, caiu aos meus pés esta rosa. Quis colocá-la de novo na jarra, mas lembrei-me de trazê-la a V. Revma." Alcançadas as graças pedidas na novena, o padre Putigan resolveu propagá-la, formando uma cruzada de orações em honra de santa Teresinha.
A NOVENA
Pode-se fazer esta novena dos 24 "Glória ao Pai" em qualquer dia do mês, mas é preferível e muito mais vantajoso fazer-se entre os dias 9 a 17 de qualquer mês, a fim de participar da comunhão de orações dos amigos de Santa Teresinha que fazem a novena nestes dias.
"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e, pelos méritos de tão querida santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço - (faça o pedido da graça que deseja) -, se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma.
Ajudai minha fé e minha esperança, ó santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida".
Oração a Santa Teresinha
Santa Teresinha, a vós recorremos em nossas trevas. Alcançai-nos, para nós, para a nossa pátria, as luzes do Divino Espírito Santo... para que todo o nosso íntimo seja luz e claridade, para que recebam sempre os raios benéficos e esplêndidos de quem se apresentava ao mundo como a Luz celeste. Amem.
Doutora da Igreja
Comemoração: 1 de Outubro
FRASES DE SANTA TERESINHA
"Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o céu, um grito de agradecimento e de amor, tanto do meio do sofrimento como do meio da alegria. Em uma palavra, é algo grande, algo sobrenatural que me dilata a alma e me une a Jesus."
"Não possuo o valor buscar orações formosas nos livros, como não sei como escolher, penso como as crianças e digo simplesmente ao bom Deus o que necessito, e Ele sempre me compreende."
" O que me impulsiona a ir para o céu é o pensamento de poder acender no amor de Deus uma multidão de almas que o louvarão eternamente."
"Meu caminho é o caminho da infância espiritual, o caminho da confiança e da entrega absoluta".
"Quisera eu encontrar também um elevador que me elevasse até Jesus, porque sou demasiado pequena para subir a dura escada da perfeição".
"Na lavanderia minha companheira de trabalho sacudia a roupa com tanta força que me salpicava o rosto de sabão. Isto me fazia sofrer, porém jamais lhe disse nada a respeito, e assim sofria este pequeno sacrifício pelos pecadores".
"Eu nunca aconselho nada a ninguém sem antes recomendar-me à Virgem Santíssima. Ela é que faz que as palavras que digo tenham eficácia nos que as ouvem."
"A vida é um instante entre duas eternidades."
"Como é grande o poder da oração! É como uma rainha que em todo o momento tem acesso direto ao rei e pode conseguir tudo o que lhe pede."
"A Santíssima Virgem demostrou-me que nunca deixou de proteger-me. Logo quando a invoco, quando me vem uma incerteza, um aperto, imediatamente recorro a ela, e sempre cuida de meus interesses como a mais terna das Mães."
"Sabe-se muito vem que a Santíssima Virgem é a Rainha do Céu e da Terra, porém é muito mais Mãe que Rainha".
"Oh! Maria! Se eu fosse Rainha do Céu e Tu fosses Teresa, eu queria ser Teresa a fim de que tu fosses a Rainha do Céu."
"Depois de minha morte, farei cair uma chuva de rosas".
"Vou passar meu céu fazendo o bem na terra",
"Eu não morro, entro na vida".
Sem comentários:
Enviar um comentário