
Empresa cria robôs confiáveis para trabalhar como humanos
Um exército crescente de robôs "confiáveis" está trabalhando em todo o mundo, em tarefas humanas como patrulhar depósitos - com olhos nas costas que enxergam no escuro - carregar itens, ajudar a fazer processadores e até mesmo servir de guia turístico em um museu de Londres. O SodaBot, por exemplo, é um robô que serve bebidas, um protótipo de autômato para ser utilizado em hotéis. Ele entra na peça, se anuncia e oferece um refresco para as pessoas.
As várias funções que os robôs já exercem é apenas uma ínfima parcela do que Jeanne Dietch, CEO da MobileRobots, acredita ser possível. Os robôs da empresa podem ser utilizados com detectores de movimento, fumaça e gás, além de câmeras, microfones, sistemas de laser, alto falantes e até mesmo uma geladeira.
A empresa faz robôs há 11 anos, em sua maioria para pesquisa e desenvolvimento. Com 25 empregados, a companhia já vendeu mais de 3 mil robôs para todo o mundo.
Diferente de robôs de reconhecimento usados pela polícia ou exército comandados por joystick, unidades da MobileRobots pode patrulhar uma área continuamente e voltar para sua base para carregar. Enquanto se movem, lasers apontam a direção correta.
"Alguns robôs independentes que correm e pulam em paredes ou fazem trabalhos muito específicos devem se manter distantes de humanos", disse Dietsch. "Os nossos são amigáveis com pessoas. São feitos para trabalhar com humanos e ajudá-los em suas tarefas", falou.
Sem comentários:
Enviar um comentário