43 - Nasce o poeta latino Ovídio.
1191 - Morre o papa Clemente III, organizador da terceira Cruzada.
1602 - Fundação da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais.
1727 - Morre, em Kensigton, Gra Bretanha, o físico Isaac Newton.
1760 - O "Grande Incêndio" de Boston destrói 349 prédios.
1784 - A Holanda cede à Grã-Bretanha o Porto de Negapatam, em Madras, Índia.
1792 - Morre, em Roma, o escritor, filósofo e pedagógo português Luís António Verney.
1800 - O Exército francês, sob o comando de J.B. Kleber, derrota os turcos em Helipolis, Turquia, e avança para o Cairo (Egipto).
1815 - Napoleão entra em Paris (França) após escapar do seu exílio em Elba, começando o seu "Governo dos Cem Dias".
1816 - Morre a rainha dona Maria I, de Portugal.
1861 - Um sismo destrói completamente a cidade de Mendoza, no oeste da Argentina.
1863 - A Marinha portuguesa passa a ter a divisa "A pátria honrai, que a pátria vos contempla", segundo uma portaria do ministro Mendes Leal.
1888 - O teatro "Baquet", no Porto (Portugal), é destruído por um incêndio.
1916 - As forças aliadas concordam na partilha da Turquia, no decorrer da Primeira Guerra Mundial.
- Albert Einstein publica a sua teoria da relatividade.
1945 - O general norte-americano Douglas Macarthur anuncia a invasão, por parte de forças dos EUA, da Ilha Depanay, Filipinas, no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
1952 - O Senado dos Estados Unidos ratifica o acordo de paz com o Japão.
1956 - A França reconhece a independência da Tunísia, que tem como primeiro presidente Habib Bourguiba.
1964 - A precursora da Agência Espacial Européia, ESRO (European Space Research Organization) é criada na sequência de um acordo firmado em 11 de Junho de 1962.
1969 - Funda-se o Brasil a ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, empresa pública que substitui a Departamento de Correios e Telégrafos – DCT.
1972 - Uma avalanche mata 19 alpinistas japoneses quando escalavam o monte Fuji, no Japão.
1981 - O sindicato polaco "Solidariedade" responde ao espancamento policial de 23 activistas da organização, declarando uma greve nacional.
1985 - O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves, é submetido a uma segunda intervenção cirúrgica aos intestinos.
1987 - A Food and Drug Administration aprova a droga AZT no combate a AIDS/Sida.
1988 - O Irão acusa o Iraque de ter utilizado armas químicas para matar cinco mil curdos.
1992 - Mais de sete mil e 500 intelectuais (entre os quais José Saramago e Sophia de Mello Breyner), de 43 países, encetam uma iniciativa de protesto contra a situação em Timor Leste.
1995 - Pat Buchanan, ultraconservador, apresenta, em New Hampshire, a sua candidatura às presidenciais norte-americanas de 1996.
- Atentado terrorista em cinco diferentes estações de metro de Tóquio, com o uso de gás Sarin, mata 12 e fere 1300 pessoas.
2003 - Logo nas primeiras horas da manhã, os Estados Unidos da América e três outros países iniciam as operações militares no Iraque, durante a invasão do país.

A Invasão do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de Março através de uma aliança entre os Estados Unidos da América, Reino Unido e muitas outras nações (unidade conhecida como a Coligação) iniciada, a partir do Kuwait a ofensiva terrestre, depois de uma série de ataque aéreos com mísseis e bombas de precisão a Bagdade e arredores ter aberto o caminho às tropas no terreno.
Os efetivos, assim como os meios materiais do exército iraquiano haviam sofrido forte deterioração, desde a Guerra do Golfo (1991), contando agora com 17 divisões do exército regular (contra as 40 que possuíam na guerra de 1991), além das seis divisões da Guarda Republicana.
Apesar de alguma resistência por parte dos iraquianos, as forças terrestres da coligação norte-americana e britânica avançaram bastante até terem um abrandamento no dia 25 de Março por falta de provisões. A 26 de Março foi aberta a frente norte de ataque com a chegada de forças aerotransportadas à região norte controlada pelos curdos.
Encontrando menor resistência do que a inicialmente prevista, as tropas norte-americanas, a 4 de Abril ocupam o aeroporto internacional de Bagdade, situado a poucos quilómetros da capital. No dia seguinte alguns tanques norte-americanos fizeram incursões no centro de Bagdade
Bagdad caiu a 9 de Abril e a 1 de Maio declarou o presidente norte-americano George W. Bush o fim das operações militares, dissolvendo o governo do partido Ba'ath de depondo o presidente Saddam Hussein. As forças da Coligação capturaram Saddam Hussein a 14 de Dezembro de 2004, dando início ao processo de transição de poderes à população iraquiana. A invasão procedeu segundo uma doutrina militar de intervenção rápida ao estilo Blitzkrieg e ao custo de apenas 173 mortos da Coligação (dos quais 33 britânicos).
2005 - Um sismo de magnitude 6.6 atinge Fukuoka, Japão, no seu primeiro grande abalo em cerca de 100 anos. Uma pessoa morre, e centenas ficam feridas.
2006 - Inauguração do Museu da Língua Portuguesa.
========================================
Este é o septuagésimo nono dia do ano. Faltam 286 dias para acabar 2008.
Pensamento do dia: "O sinal mais evidente da sabedoria é uma boa disposição constante" - Michel Montaigne (1533-1592) ensaista francês.
Sem comentários:
Enviar um comentário