
Neste novo século XXI em que um grande paradoxo, ao mesmo tempo que as ciências e a tecnologia produzem um conforto material jamais imaginados, ocorre um aumento alarmante dos indicadores de tensões humanas. A utilização de drogas aumenta a cada dia alimentando o tráfico internacional. O consumo do álcool, com todas as suas consequências sociais, cresce nas mesmas proporções. A depressão e a ansiedade ampliam a cada dia fazendo aumentar o índice de suicídios. Doenças novas surgem e antigas ressurgem com toda força, desafiando a medicina. A violência e o vandalismo ampliam-se de forma assustadora por toda parte. Enfim muitas chagas sociais estão sendo expostas de uma forma nua e crua.
Muitos dizem que, por tudo isso, o mundo está caminhando para uma catástrofe sem precedentes. Sabemos que se permanecermos tendo uma visão mecanicista dos fatos isso realmente pode acontecer. Mas apesar de todos os problemas actuais percebemos todo um movimento de renovação, através de uma visão positiva do mundo, baseada no paradigma holístico. Analisando-se a situação actual por esse paradigma notamos que o nosso planeta passa por uma profunda transformação, uma verdadeira revolução em toda a sociedade nos mais diferentes aspectos. Vivemos hoje um momento de caos, onde todos os valores sociais estão sendo questionados. Sabe-se que quando a situação encontra-se caótica é o início de um processo de profundas mudanças. Diferentemente do caos, catástrofe significa um acontecimento trágico, calamitoso, um desastre. Portanto caos não é sinónimo de catástrofe mais sim de transformação. E é exactamente isto o que está ocorrendo, observando-se as coisas dentro de uma visão holística.
Fazendo uma analogia, vivemos hoje em nossa sociedade um momento semelhante ao instante que um furúnculo vem a furo. Quem observa um furúnculo ser drenado e não conhece nada do processo, pode achar que a pessoa portadora do furúnculo está muito mal, pois ele está vendo muito pus misturado com sangue, o odor que se desprende é insuportável, enfim o observador poderá pensar que essa pessoa está apodrecendo viva, não é verdade? Mas quem tem o mínimo conhecimento de medicina ou de higiene sabe que essa pessoa, cujo furúnculo está sendo drenado, está começando o seu processo de cura, justamente porque aquele processo infeccioso que poderia ameaçar a sua saúde está sendo eliminado. Então, com base nesta analogia, este momento por que passamos trata-se de uma fase em que todo o planeta está sendo drenado do pus social acumulado durante séculos. Quem observar este fato isoladamente tenderá a achar que o planeta está muito pior, mas, como um paradoxo, basta fazer uma análise mais profunda para perceberemos que o mundo está muito melhor do que antes e que tende a se tornar cada vez melhor nos próximos anos. No entanto essa melhoria não acontecerá de uma forma mágica ou miraculosa. Como toda transformação social, esta exigirá o esforço de cada um fazendo a sua parte para obtermos um mundo melhor, pois como nos diz Geraldo Vandré na música Pra não dizer que não falei das flores: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".
A seguir apresentamos as diferenças entre as abordagens mecanicista e holística, com relação ao momento vivenciado pela humanidade:
NA VISÃO MECANICISTA
O Mundo Caminha Para Uma Catástrofe
VALORES PREDOMINANTES
•Individualismo
•Burocratização
•Centralização
•Autoritarismo/ ditaduras.
•Competição
•Egoísmo; egocentrismo
•Auto-suficiência e competição entre os países ( especulação; capitalismo selvagem)
NA VISÃO HOLÍSTICA
O Mundo Caminha Para Um Melhoria Global
VALORES PREDOMINANTES
•Individualidade em harmonia com a colectividade
•Descentralização
•Liderança/ democracia
•Cooperação
•Altruísmo
•Desenvolvimento de valores éticos (amor, solidariedade, plenitude)
•Globalização (cooperação para o desenvolvimento de todos os países e povos)
Em decorrência de tudo que dissemos, estamos vivenciando o ocaso de um mundo repleto de problemas, em que impera o materialismo, e o alvorecer de uma nova era, onde os valores humanísticos estarão cada vez mais presentes na vida de todos nós, de modo a produzirmos uma sociedade espiritualizada, baseada em conceitos holísticos e, consequentemente, mais plena e feliz.
Pausa Para Reflexão:
•Vivemos hoje um momento de caos, um período de profundas transformações sociais. Todos desejamos que no bojo desta situação caótica surja uma sociedade mais digna, onde se pratique efectivamente a ética do amor e do respeito uns aos outros.
Reflicta:
"O QUE EU ESTOU REALIZANDO PARA TRANSFORMAR ESTE MUNDO NUM LUGAR MELHOR?"
(Dr. Alírio de Cerqueira Filho~)
Sem comentários:
Enviar um comentário