
A Renault vai lançar o primeiro carro low cost no mercado português em Abril. Trata-se do Dacia, modelo Logan MCV nas variantes de cinco e sete lugares, que oferece prestações básicas no segmento C. O valor de entrada no mercado português ronda os 13 500 euros. No final do ano, a marca francesa colocará no mercado a versão Dacia Sandero, anunciou ontem a Renault Portugal.
O Logan surge como um "automóvel moderno, fiável e robusto, integralmente pensado e desenvolvido pela Renault, com a sua própria tecnologia, e que respeita todas as normas da União Europeia nomeadamente em questões de ambiente e segurança", refere em comunicado a construtora automóvel francesa. Estas explicações têm como finalidade alertar os consumidores que valorizam a habitabilidade, o preço e as prestações para a tecnologia proposta. E comparar com outros modelos de baixo custo, nomeadamente de fabrico chinês e indiano , que têm sido chumbados por não cumprirem as normas impostas pela União Europeia em matérias como a segurança e o ambiente. Prova disso, realça a Renault, "são as mais de 760 mil unidades Dacia vendidas desde o seu lançamento em 2005", em mercados considerados exigentes como a França, Espanha e Alemanha.
O veículo com garantia de três anos, começa a ser comercializado no mercado no dia 24 de Abril e a primeira apresentação ao público português terá lugar no Salão Automóvel de Lisboa. O Dacia vai beneficiar do mesmo nível de exigência e padrões de qualidade em matéria de serviço de venda e pós-venda da marca Renault e da sua rede comercial.
A marca Dacia resulta de um estudo levado a cabo pela Renault em 1998, em que se propunha criar um automóvel familiar, moderno, robusto e fiável, a ser comercializado com um preço base de cinco mil euros. O objectivo era responder às expectativas de uma clientela que coloca o preço, a fiabilidade e a durabilidade no topo da lista das suas opções de compra. O projecto recebeu o nome de código X90. A segunda fase do projecto ocorreu em 1999 com a compra do construtor automóvel romeno Dacia. O modelo Logan surgiu após quatro anos de concepção, e foi realizado com base na plataforma B, utilizada em modelos Renault como o Clio e o Modus.
O Logan começou a ser produzido na fábrica da Dacia de Pitesti, na Roménia, mas os planos da Renault prevêem a sua fabricação o mais perto possível dos mercados de destino. Em 2007, teve início a fabricação do Logan na Índia e no Brasil, onde os franceses investiram mais de 700 milhões de euros, como objectivo de tornar o Logan um automóvel global capaz de assegurar ao Grupo Renault "um crescimento importante das vendas em mercados em expansão". Depois da Roménia, a Europa Central e de Leste e países do Magreb, como Marrocos, foram os mercados prioritários para a comercialização do veículo. Actualmente, o Logan é vendido em 55 países.
A gama é composta pelos modelos Logan MCV (break), o Logan Van (comercializado apenas na Europa de Leste) e o Sandero. Este ano, serão lançados a versão Pick-Up e Dacia do Sandero.|
LEONOR MATIAS
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