
Um grupo de cientistas da Universidade Mid Sweden desenvolveu um tipo de cartaz digital que responde com sons ao toque. De acordo com os responsáveis esta descoberta poderá ser bastante atractiva para o mercado publicitário.
Inovação desenvolvida na Suécia deverá agradar sobretudo ao mercado publicitárioDe acordo com a BBC o cartaz, em papel, contém tecnologia sensível ao tacto que permite emitir os sons desejados.
Na apresentação da inovação os cientistas demonstraram que pode servir para anunciar umas férias.
«Quando nos aproximamos do cartaz e passamos a mão por uma imagem que mostra uma praia, podemos ouvir uma breve descrição dessa praia», explicou à BBC Mikael Gulliksson, o responsável pelo projecto.
O segredo do cartaz é uma camada de papel digital que tem sensores electrónicos que quando pressionados enviam informação para um microcomputador onde se encontram os ficheiros de som.
O cartaz apresenta ainda uma camada de cartão onde ficam as colunas e outra de papel com a imagem desejada.
Segundo o responsável «este projecto-piloto poderá ser utilizado em mostruários nas lojas».
Apesar de ainda ser muito caro produzir um cartaz destes os investigadores estão a tentar descobrir materiais que reduzam os custos.
«A nossa próxima ideia é tentar descobrir como poderemos utilizar esta tecnologia na embalagem de produtos», revela Mikael Gulliksson.
«Uma ideia interessante seria utilizá-la num maço de tabaco, de modo em que em vez de ter uma mensagem escrita a avisar dos perigos para a saúde, tinhas uma mensagem falada», conclui.
Sem comentários:
Enviar um comentário