
O significado da palavra shiatsu é "pressão como os dedos", esta técnica é de origem japonesa e baseia-se na pressão não apenas dos dedos mas também dos cotovelos, joelhos e mãos sobre os pontos da acupuntura para trazer de volta o equilíbrio da energia do organismo.
Os praticantes do shiatsu acreditam numa força vital chamada ki que circular por todo organismo através de meridianos interligados entre si por todo o corpo.
Cada meridiano está ligado a um órgão ou função dentro do organismo por onde circula o ki, sendo que cada ki pode ser conectado em certos pontos chamados "pontos de acupuntura" ou como é conhecido em japonês "tsubos".
Todos nós estamos enquadrados na categoria de pessoas "meio saudáveis", já que nem sempre nossas energias estão totalmente equilibradas, daí a utilização do shiatsu como técnica preventiva que vem ajudar o organismo a buscar este equilíbrio através do fluxo da ki dentro dos meridianos.
O shiatsu tem como objetivo tratar a causa do problema e não apenas o problema em si. Como muitas vezes as causas são complexas e uma avaliação da situação física e psicológica do paciente demanda muita experiência e familiarização com o paciente, o ideal é que a técnica do shiatsu seja aplicada ao corpo todo.
Como foi explicado, toda doença é causada pelo excesso ou deficiência da ki.
Mas como saber se o organismo está com excesso ou deficiência da ki, já que não é nada visível?
Bom, com o passar do tempo o profissional aprende a sentir o excesso ou deficiência da ki no organismo do paciente através do contato com as diferentes partes do corpo. Portanto, o que conta muito nesta hora é a experiência da pessoa que está aplicando a técnica.
A técnica do shiatsu não utiliza óleo como na massagem comum que conhecemos, além disto dispensa qualquer equipamento especial.
É importante que a pessoa que aplica a técnica do shiatsu esteja vestido confortavelmente com roupas largas e leves assim como o paciente.
O ambiente deve ser aconchegante e arejado, como em qualquer outra técnica de massagem e o piso deve ser acarpetado, já que todo o processo se dará sobre o piso.
A freqüência do shiatsu pode ser diária.

O Zen Shiatsu é uma combinação da terapia tradicional de pressão em pontos (Shiatsu) e a terapia meditativa (Zen). O Shiatsu é uma forma de terapia de pressão Japonesa que é usada para reduzir as dores no pescoço, ombros e costas, insónia, stress, fadiga e probleasm digestivos. Normalmente a pressão com os dedos é a técnica empregue numa sessão de Shiatsu. Zen é um conceito que pertence ao Budismo. É m tipo de meditação cujo objectivo é aingir um estado de percepção de nós pŕopios através do treino da mente. Os princípios de Zen estão agora a ser aplicados à massagem terapeutica.

Zen Shiatsu é portanto uma forma de terapia física onde o terapeuta utiliza as mãos, dedos, polegares, palmas, joelhos, cotovelos e pés.
A pressão é aplicada por todo o corpo, em especial sobre as linhas energéticas. Estas são as mesmas linhas energéticas seguidas pelos praticantes da acunpuntura tradicional Chinesa. Esta pressão estiula a auto-cura inata e presente em todos os corpos humanos ajudando a reduzir os sintomas de doenças, e ganhando força e vitalidade. Alguns movimentos das articulaçoes e alongamentos podem ser aplicado para ajudar a aumentar a flexibilidade, bem como melhorar o acesso às vias de energia.
Muitos dos pontos utilizados no shiatsu são sensíveis ao toque. Nas mãos de certas pessoas, uma aplicação de shiatsu mais parece uma sessão de tortura. Para o Zen Shiatsu isto não é só desnecessário como até prejudicial. O zen shiatsu nunca agride o corpo. É um método que trabalha o corpo de forma profunda porém suave, provando ser a dor completamente dispensável para que a técnica do shiatsu surta efeito máximo. O Mestre Masunaga (o primeiro praticante desta variação de Shiatsu) diz-nos: “Neste ponto há muitas noções erradas com relação ao shiatsu, que gostaria de esclarecer. Primeiro, não é verdade que o shiatsu para ser eficaz requeira pressões fortes aplicadas com os polegares e dedos. Tão pouco é verdade que doenças possam ser curadas pela mera pressão em certos pontos do corpo… ”
Com a prática correta do shiatsu intensifica-se o fluir de energia no praticante, no paciente, e entre ambos. Com isso cria-se um nível alterado de consciência. As possibilidades do shiatsu no nível espiritual e emocional são muitas. O zen shiatsu trabalha com essas possibilidades.
A meditação, do lado do terapeuta, é um importante aspecto deste tratamento. É necessaria para que o terapeuta tenha acesso aos sinais que o corpo envia em resposta ao tratamento recebido e ao progresso atingido. O terapeuta também está apto a detectar pontos de desiquilibrio nessa mesma energia. O fluxo de energia é, então, restabelecido através da estimulação das zonas desiquilibradas. O Zen Shiatsu trabalha ao nível do sistea nervoso e linfático, tornando o corpo mais resistente e aliviando os sintomas de muitas doenças. Torna também o sistema imunitário mais forte.
Durante uma sessão de Zen Shiatsu e a pessoa normalmente deita-se no chão e o terapeuta ajoelha-se ao seu lado e trabalha o seu corpo de todos os lados. Também, com a pessoa tão próximo do chão, o terapeuta pode utilizar todo o peso do seu corpo enquanto aplica pressão. As pessoas mantêm-se vestidos durante todo este procedimento. O Zen Shiatsu é uma massagem de pressão. Também não são empregues oleos. Durante uma sessão é normal não se falar muito uma vez que é uma terapia meditativa.

Sem comentários:
Enviar um comentário