
1) A imposição das mãos é uma técnica milenar conhecida por praticamente todos os povos e praticada, de uma forma ou de outra, por quase todas as religiões. Segunddo o Frei, Jesus disse "ide e curai os doentes impondo-lhes as mãos." De uns anos pra cá, tem-se falado muito em Reiki, que é também imposição das mãos... assim como os passes espíritas.
2) O mais importante não é a técnica física ou o modo de impor as mãos. O que importa é a postura mental de quem dá e de quem recebe. A intenção é importante. A concentração e pacificação mental de quem dá (Frei Hugolino diz "estado alfa") garante maior sucesso no resultado pretendido. Por outro lado, quanto a quem recebe: nada entra em uma mente bloqueada. É importante que a pessoa esteja receptiva. Embora o Frei Hugolino realize, por exemplo, mumificação de carnes (o que afasta a hipótese de que tudo seja mera sugestão), ele diz que a atitude mental ajuda muito no resultado.
3) Frei Hugolino não fala em fé. Ele é um Frei Franciscano, portanto, deve ter fé, né? Mas ele diz que qualquer pessoa pode fazer a imposição das mãos, com ou sem fé. Pessoalmente, acho que a fé é importante para quem dá e quem recebe. Acho que a fé ajuda muito, otimiza os resultados. Talvez isso tenha a ver com o item anterior, com a atitude mental. Por isso, quando a pessoa tem contato com um curador famoso o com um santo, os resultados parecem maiores. Essa "emoção" e confiança que alguns curadores despertam nas pessoas é importante, ajuda. Há importante influência afetiva no processo de cura. Mas qualquer pessoa pode fazer a imposição das mãos e pode curar. Todos podemos curar. Mas é importante a dedicação: praticar, treinar, estar aberto a ajudar. Sempre tem uma pessoa perto de nós precisando de ajuda. Sempre tem alguém sofrendo, seja com uma dor de cabeça, uma dor muscular ou uma angústia. Sempre, sempre, sempre podemos oferecer ajuda.
4) O Frei Hugolino dá algumas sugestões, mas diz que o mais importante é a sensibilidade e a intuição da pessoa que está fazendo a imposição das mãos. Cada pessoa pode ter um ritual próprio, segundo a sua fé. Vamos às técnicas sugeridas:
a) Preparação Mental: Respire fundo, erga os olhos, mantenha o ar preso por alguns instantes. A seguir, baixe lentamente a cabeça, exalando o ar devagar. Enquanto o ar sai dos pulmões, imagine sair de você toda desarmonia e todas as preocupações ou tensões. Repetir esse exercício até três vezes se necessário.
b) Preparação Física: Antes da aplicação de qualquer imposição das mãos, convém friccioná-las uma contra a outra, até aquecê-las. Esse execício favorece o equilíbrio do campo energético, facilitando a irradiação de bioenergia e é suficiente para preparar a imposição das mãos.
c) Olhos: durante a imposição das mãos, tanto o emissor quanto o recebptor devem ficar de preferência de olhos fechados. Essa atitude facilita a concentração e a atividade mental. Segundo o Frei Hugolino, os olhos são como faróis de carro, se abertos, consomem muita energia.
d) Outros detalhes podem ser incluídos dependendo da ocasião ou do tipo de pessoa em que se aplica a imposição das mãos: fazer uma prece de conteúdo muito positivo, deixar o ambiente suavemente iluminado, semipenumbra, manter um suave fundo musical, fazer breve meditação ou concentração mental. Tudo, enfim, que favoreça a harmonia e o equilíbrio interior pode contribuir para o maior sucesso da técnica.
e) O Frei Hugolino usa a seguinte prece: "Pelo Poder de cura de Maria Santíssima, seja restaurada totalmente sua saúde, felicidade e bem-estar. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Assim Seja."
f) Após a imposição das mãos, o emissor deve sacudí-las como se estivessem molhadas e quisesse seca-las, a fim de elminar possivel energia negativa ou nociva. Melhor ainda é lavaras mãos em água corrente. De qualquer jeito, "a melhor forma de afastar qualquer energia ou influência negativa é a atitude mental positiva. A pessoa de mente equilibrada jamais será afetada por essas energias exteriores ou cargas negativas, por mais fortes que sejam, mas convém sempre tomar cuidado."
Sem comentários:
Enviar um comentário