

Peugeot 207, 1.4 HDI
Na gama do novo Peugeot 207, a versão 1.4 HDI é, sem dúvida, uma das mais apelativas para os portugueses, ao colocar-se na base da oferta Diesel deste modelo. É certo que existe uma opção a gasolina mais acessível, 1.4 16V, mas quem tiver um pouco mais de disponibilidade financeira não vai pensar duas vezes em aderir ao Diesel.
Associada ao nível de equipamento Premium e à carroçaria de cinco portas, esta versão coloca-se no patamar dos 20 mil euros, contra os 17 575 euros exigidos pela versão a gasolina correspondente. Mas, deixando os números de lado, podemos afirmar que este motor parece talhado para o novo 207, pois consegue imprimir-lhe uma maior vivacidade do que o bloco 1.4 a gasolina, sem pesar em demasia nas contas, e permitindo retirar mais partido de uma das grandes evoluções da nova geração deste utilitário: o agrado de condução.
BOM ROLAMENTO
Disponibilizando um binário máximo de 160 Nm logo às 1750 rpm, este bloco proporciona ao 207 uma boa desenvoltura em regimes baixos, o que se torna essencial para um modelo que passa grande parte da sua vida entre o trânsito citadino. Esta vivacidade do motor é acompanhada pela agilidade e facilidade de utilização que caracterizam a nova geração, resultando numa condução urbana muito agradável.
Quando se aproxima da fasquia das 4000 rpm, a resposta do motor às solicitações do condutor vai perdendo fulgor, mas, mesmo assim, consegue poupar uma utilização abusiva da caixa de cinco velocidades. Apenas podemos lamentar que as recuperações não sejam mais expeditas, impedindo-nos de explorar ao máximo todo o potencial dinâmico oferecido pelo 207. Os consumos mantém-se sempre em patamares bastante simpáticos, sendo anunciados 4,5 l/100 km em percurso combinado.
Outras vantagens de que condutor e passageiros continuam a beneficiar no 207 são o habitáculo mais espaçoso e o design interior mais sofisticado, aliados à significativa evolução dos padrões de qualidade de construção e de materiais utilizados. Com o nível Premium, os ocupantes beneficiam ainda da dotação de equipamento mais completa para esta versão Diesel, destacando-se a presença de itens como ar condicionado manual, faróis de nevoeiro, banco do condutor regulável em altura, volante e punho da alavanca em couro, perfumador de ambiente, vidros e retrovisores eléctricos, pára-brisas atérmico, rede e anéis de fixação na bagageira, fecho central das portas com comando à distância, volante regulável em altura e profundidade, computador de bordo e ecrã multifunções, rádio com leitor de CD e mp3 com comandos no volante e jantes em liga leve de 16 polegadas.
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