
2006/11/25
Onze membros da mesma família sofreram intoxicações
A ingestão de cogumelos venenosos provocou a morte de duas pessoas da localidade de A-dos-Loucos, próxima de Vila Franca de Xira. De acordo com o Correio da Manhã, que faz manchete hoje com a notícia, as duas vítimas são pai e filho e deram entrada nos hospitais Reynaldo dos Santos, em Vila Franca, e S. José, em Lisboa, em conjunto com outros nove membros da mesma família, na passada segunda feira.
De acordo com o diário, o homem mais velho, de 66 anos, não resistiu à intoxicação e acabou por falecer na quinta-feira à noite, no hospital Reynado dos Santos, onde deu entrada com a mulher, dois filhos e uma nora. Um dos filhos, de 42, também não conseguiu resistir e morreu ontem à noite.
Dos restantes seis membros da família, internados no hospital de S. José, pelo menos um já teve alta, segundo noticiou hoje a agência Lusa, citando fonte hospitalar.
Segundo o Correio da Manhã, a família reuniu-se domingo em casa do homem de 66 anos, na localidade de A-dos-loucos, São João dos Montes, concelho de Vila Franca de Xira, para uma refeição, que se repete todos dos anos, de cogumelos apanhados no campo.
A directora do hospital de Vila Franca, Ana Alcazar, disse ao Correio da Manhã que a família está a ser tratada com um «antídoto não específico» para a intoxicação de cogumelos e que o transplante de fígado pode vir a ser uma solução terapêutica, caso este órgão deixe de funcionar.
«As próximas horas são fundamentais para a evolução clínica dos doentes envenenados com cogumelos e embora estejam a ser permanentemente monitorizados existe o risco de o fígado de algum deles deixar de funcionar e, se isso acontecer, vão necessitar de um transplante», adiantou Ana Alcazar.
A mulher do homem de 66 anos estava sexta-feira na Unidade Cuidados Intensivos do hospital Reynaldo dos Santos e inspirava cuidados, já os outros familiares «estão a soro, mas andam pelo seu pé».
Sem comentários:
Enviar um comentário