
Inglês Anfíbio
Para concretizar o sonho de ter um carro que ande tanto na terra como na água, não será necessário recorrer a mais adaptações. Os ingleses estão produzindo o Aquada, primeiro carro anfíbio de série. Quando entra na água, suas rodas se retraem, jatos são ativados e, então, o modelo passa a barco. A transformação leva 12 segundos.
Conversível, o Aquada não tem portas com o intuito de evitar vazamentos. Para entrar, os passageiros têm de saltar a lateral. O volante é centralizado, tendo dois lugares para acompanhantes, um de cada lado do motorista.
O primeiro test drive com o veículo foi realizado no dia 3 de setembro, no Rio Tâmisa. Segundo a empresa projectista, Gibbs Technologies, ele alcança velocidade máxima de 50 km/h na água. Em estradas atinge 160 km/h. O motor é 2.5 V6, com 175 cavalos de potência, e a suspensão é pneumática controlada por computador.
A Gibbs Technologies garante que não há riscos de as rodas se retraírem enquanto o Aquada estiver na estrada, pois elas são controladas por sensores duplos e travôes eletromagnéticos.
O carro anfíbio, como era de se esperar, é para poucos. O interessado não somente precisa dispor de 250 mil euros como terá de ser rápido. Apenas 100 exemplares sairão da linha de montagem.